Corpo de Bombeiros resgata mulher que se feriu em trilha do Pico Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 09/01/2018 às 22h31 Atualizado 15/02/2024 às 00h36

Uma mulher de 30 anos foi resgatada por integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, com apoio de outros órgãos, no Pico Paraná, no Litoral do Estado.

A operação durou mais de 38 horas e encerrou na noite de segunda-feira, 8). Todo o trajeto foi via terrestre e a vítima, que se feriu enquanto fazia uma trilha, foi transportada de maca e encaminhada para atendimento médico.

O comandante do GOST, tenente Luiz Henrique Vojciechovski, infromou que cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres, faziam uma trilha no Pico Paraná. No sábado, 6, uma das integrantes do grupo, sofreu uma lesão no joelho, porém continuou o trajeto. “Após pernoitar no local, já no domingo, 7, ao tentar continuar o caminho ela não conseguia andar de tanta dor”, explica.

Por volta das 7 horas, foi acionado socorro e uma equipe do Corpo de Bombeiros seguiu até o ponto onde a mulher estava. “Às 13 horas os militares estaduais localizaram a vítima e iniciaram a descida, a qual foi feita de maca, pois devido ao mau tempo não foi possível o apoio de uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que nos auxilia neste tipo de situação”, conta o tenente Vojciechovski.

“As condições climáticas mudaram totalmente de sábado para domingo, teve a entrada de uma frente fria, o dia ficou bem fechado e não foi possível fazer a retira da mulher com uma aeronave. Em virtude disso o resgate teve que ser realizado via terrestre, mas tudo foi tranquilo. A situação estava sob controle, a lesão não era tão grave”, destaca o Oficial do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Comandante do GOST, foram mais de 38 horas de operação até a descida do Pico Paraná. “Contamos com o apoio de 28 bombeiros militares, além de integrantes do Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), do Grupo de Resgate em Montanha (GRM, de Joinville), do Grupo de Montanhismo e de um militar da Força Aérea. Com o auxílio de todos, por volta das 23 horas de segunda-feira, encerramos a ação”, ressalta.

A mulher foi encaminhada por uma ambulância até o hospital para que recebesse os cuidados médicos. Vale lembrar que o Pico Paraná é o ponto mais alto do Sul do Brasil: 1.877,39 metros acima do nível do mar. A trilha não é recomendada para iniciantes, já que dura cerca de seis horas até a chegada ao topo.