DEMOLIÇÃO MILIONÁRIA


Por Redação JB Litoral Publicado 27/03/2015 às 10h11 Atualizado 14/02/2024 às 06h46

 O aviso de licitação já foi publicado na imprensa na quarta-feira (18) para concorrência pública 8/2015, com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) estipulando o preço máximo de R$ 19.531.285,84 para contratação de empresa para a execução de serviços de desmontagem e demolição dearmazéns da faixa portuária do Porto de Paranaguá.

 Além da demolição, a empresa terá de fazer a retirada das estruturas colapsadas, inservíveis e entulhos, bem como a reconstrução dos muros e recomposição dos pavimentos para a utilização dos novos pátios.
 De acordo com o edital de licitação, os mais de R$ 19,5 milhões serão para demolir 12 armazéns da faixa portuária, alguns deles mostrados numa reportagem do JB que já se encontram com o teto destruído e sem nenhuma condição de uso. Outros quatro armazéns se encontram na Vila da Madeira, mais precisamente na área onde funcionava o Entreposto Franco Paraguai e, um deles, também está com o telhado destruído.Cada armazém demolido terá uma média de custo de R$ 1,2 milhão.
 Entretanto, chama a atenção o fato que, entre os 12 da faixa portuária, consta no edital a demolição do armazém que era usado pela Sadia e, mais recentemente, pelo Terminal de Containeres de Paranaguá (TCP), ocupação irregular que foi denunciada pelo JB em novembro e confirmada a denúncia pela Appa em dezembro do mesmo ano.
 Inaugurado em 2004, o armazém da Sadia recebeu obra de ampliação em 2007. No período de 2004 até 2011 o terminal da Sadia movimentou 1,66 milhões de toneladas de carga, no segmento de cargas congeladas no armazém. Ou seja, será demolido pela Appa um armazém que possui pouco mais de sete anos de reforma e ampliação e apenas uma década de existência. Ocorre também que a Sadia possui o arrendamento do armazém até o ano de 2023. Até 2012 o armazém vinha sendo usado para estufar containeres com destino ao TCP.

Faixa portuária e Vila da Madeira

 O JB teve acesso ao edital da concorrência pública e constatou que serão demolidos os seguintes armazéns da faixa portuária, além de uma cobertura; AZ 2 e AZ 2B; AZ 3 e AZ 3B;AZ 4A e 5A (SADIA);AZ 4B;AZ 5C; AZ 7A e AZ 7B; cobertura entre armazéns 7A e 7B; AZ 10A; AZ 11A. Enquanto que na Vila da Madeira serão demolidos os armazéns “C”, “D”, “E” e “F”. Além da demolição, a empresa vencedora terá ainda que executar os serviços de remoção das estruturas colapsadas e inservíveis.
 Na concorrência pública a Appa justifica as demolições dos armazéns, alegando o crescimento das exportações e a necessidade de melhoria nas áreas de cais. “Para se obter uma movimentação de carga mais eficiente, segura e adequada à logística dos dias atuais, a APPA está executando obras de remodelação da faixa de acostagem visando ampliar o calado operacional dos berços para 13,80 metros (DHN), bem como a duplicação dos gates e balanças de acesso a faixa portuária, para obter maiores índices de eficácia operacional, produtividade e aumentar a fluidez do manejo de cargas e maquinários pesados, utilizados e transportados no porto”,consta no edital. O prazo máximo de execução é de um ano.