R$ 287 MIL EM DIÁRIAS – Gestões de Abelardo Sarubbi e Ariad Junior gastaram 55,5% a mais que Lilian Narloch
Com um ano marcado pela administração do município realizada por dois prefeitos, a Prefeitura de Guaraqueçaba surpreendeu no gasto com diárias neste primeiro ano de gestão. Um levantamento feito pelo Vereador Alcindino Ferreira Barbosa (PSDB), o Thuca da Saúde, daquilo que foi gasto em viagens e comparado com o primeiro ano da gestão da Prefeita Lilian Ramos Narloch (PSDB), mostrou que os dois prefeitos, Abelardo Sarubbi (PTB) e Hayssan Colombes Zahoui (PMDB), o Ariad Junior, gastaram R$ 287.110,00 mil neste primeiro ano de gestão para custear diárias gastas pela Prefeitura.
Entre janeiro e dezembro a Prefeitura consumiu, aproximadamente, 55,5 % a mais do que o primeiro ano da gestão anterior (2013), que totalizou R$ 184.750,00. Ou seja, um aumento de R$ 102.360,00 pagos pelos impostos dos contribuintes e recursos públicos recebidos pelo município do Estado e União.
Segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, os cofres públicos municipais voltaram a registrar aumento no consumo entre maio e dezembro de 2017. A secretaria campeã de gastos com diárias foi a de Transporte e Obras Públicas, seguida pela Saúde e Ação Social. A Secretaria de Meio Ambiente foi a que menos gastou.
O que são diárias
São valores pagos ao servidor público ou agente político por dia de afastamento da sede do serviço, em caráter eventual e transitório, quando em atividade realizada no interesse público ou em virtude do exercício de suas funções, destinadas a indenizá-lo em despesas extraordinárias com hospedagem, alimentação e locomoção urbana/rural. Custeio de viagens para agentes políticos deve ser disciplinado em lei específica, ter motivação justificada e fiscalização do sistema de controle interno de cada órgão.
O pagamento de diárias a prefeitos e demais agentes políticos deve ter motivação legal e completa prestação de informações sobre a viagem custeada com recursos públicos. Nome do beneficiário, destino e motivo legítimo do deslocamento, período de permanência, número de diárias e valores pagos são informações obrigatórias.
De acordo com Thuca da Saúde, todas as informações são do Portal de Transparência do Município e as pessoas que tiverem alguma dúvida devem acessar:
https://e-gov.betha.com.br/transparenc…/01033-001/main.faces
Secretarias e os gastos com diárias
Transporte e Obras Públicas
– 2013 = 18.715,00
– 2017 = 60.040,00
Saúde
– 2013 = 24.475,00
– 2017 = 58.180,00
Ação Social
– 2013 = 14.895,00
– 2017 = 38.490,00
Turismo
– 2013 = 3.570,00
– 2017 = 13.985,00
Planejamento
– 2013 = 7.605,00
– 2017 = 13.520,00
Administração
– 2013 = 5.435,00
– 2017 = 13.520,00
Meio Ambiente
– 2013 = 3.555,00
– 2017 = 10.010,00