Domero atende MPPR e exonera “Tato” por condenação pelo crime de concussão


Por Redação JB Litoral Publicado 05/03/2016 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h37

Não permaneceu um mês no cargo, em seu retorno ao comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Paulo Celso Leamari Castro, mais conhecido por “Tato”, depois que o prefeito João Ubirajara Lopes (PSC), o João Domero, atendeu ao pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) e o exonerou da função. 

Na Recomendação Administrativa 03/2016, assinada na quarta-feira (24) pelo promotor de justiça da 1ª Promotoria da Comarca de Antonina, Thiago Saldanha Macorati, o MPPR pediu que o prefeito o exonerasse e evitasse reconduzi-lo para qualquer cargo em comissão na administração direta e indireta, enquanto perdurarem os efeitos da condenação criminal imposta nos autos n°2006.008070-6 da 6ª Vara Criminal de Curitiba.

O MPPR deu um prazo de cinco dias para que ocorresse a exoneração e a consequente divulgação, caso contrário ocorreria o ajuizamento das ações cabíveis, o que caracterizaria evidente má fé do prefeito João Domero.

Vale lembrar que “Tato” já integrou o secretariado de João Domero na função de secretário Municipal e foi reconduzido no dia 29 do mês passado, através do Decreto 012/2016.

Neste curto período, o secretário acompanhou o prefeito João Domero na reunião com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), realizada no dia 17 deste mês, onde se discutiu proposta para a gestão dos serviços de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

O prefeito e o secretário foram recebidos pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski e pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Na recomendação administrativa, o promotor de justiça ressalta que a medida se fez necessário, a partir do momento que o MPPR tomou conhecimento que Tato possuía condenação por crime de concussão, artigo 316 de Código Penal Brasileiro, confirmada em grau de apelação pelo Tribunal de Justiça do Paraná desde o dia 29 de janeiro do ano passado.
Com a exoneração Wilmar Corisco assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na prefeitura.