Duas parnanguaras morrem vítimas da H3N2, diz SESA


Por Publicado 06/01/2022 às 17h02 Atualizado 16/02/2024 às 23h14
leitos, covid-19,

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três óbitos e 113 novos casos de H3N2 no Paraná. Agora, o estado soma 375 casos e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A (H3).

A grande novidade é que metade dos óbitos registrados veio de Paranaguá. As vítimas foram duas mulheres de 77 e 79 anos. Ambas estavam internadas, tinham comorbidades e não haviam tomado a vacina contra a gripe em 2021.

A transmissão da doença já é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertou sobre as medidas para evitar a contaminação. “Precisamos continuar nos cuidando com o uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos. Os casos têm aumentado consideravelmente todos os dias, acendendo um alerta para evitar uma possível epidemia de H3N2 no Paraná”, disse.

Nova onda de Covid-19 reabre atendimentos na Arena Albertina Salmon após um ano

O local volta a atender casos de síndromes gripais e suspeita de Covid-19, com funcionamento 24h, inclusive nos finais de semana e feriados e servirá para absorver os atendimentos que ocorriam no Hospital de Campanha.

De acordo com o prefeito Marcelo Roque (PODEMOS), nesta retomada, a prefeitura alerta que a Arena não será apenas um espaço para consultas e fará atendimento de urgência e emergência com ambulância preparada, caso haja necessidade de transferência de paciente. Também terá uma farmácia no local que atenderá as pessoas para que saiam com o devido medicamento.

“Nossa equipe técnica da Secretaria de Saúde tem feito os levantamentos e a tendência é de aumentar ainda mais os casos de síndrome gripal como tem ocorrido em todo o país. Estamos reabrindo a Arena, centralizando nosso efetivo no local para dar mais conforto em um ambiente amplo para atender aos pacientes. Serão vários profissionais atuando em um espaço único agilizando os atendimentos”, detalha.