É grave o estado de saúde do Bispo Dom João


Por Redação JB Litoral Publicado 08/04/2015 às 20h48 Atualizado 14/02/2024 às 06h57

  Religioso de 58 anos está em coma induzido, respirando por aparelhos, no hospital Santa Catarina, em São Paulo. Coordenador da Diocese de Paranaguá pede orações.
O vigário-geral da Diocese de Paranaguá, padre Carlimar Gonçalves de Holanda, informou nesta terça-feira (7), durante coletiva de imprensa, que á grave o estado de saúde do bispo Dom João Alves dos Santos, 58 anos. O religioso foi internado no último dia 14 com infecção nos rins e o estado se agravou. Ele está em coma induzido, respirando por aparelhos, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

  De acordo com o vigário, o bispo foi realizar exames de rotina quando descobriu a infecção urinária.“O bispo deu entrada simplesmente para consulta de rotina. Foi detectado em primeiro instante uma infecção nos rins e a médica pediu que ele fosse internado imediatamente”, informou o sacerdote. Segundo ele, o caso pegou a todos de surpresa. “Fomos pego de surpresa, não só nós, mas toda comunidade. Ele nunca ficou doente nesses nove anos aqui conosco. Nunca pegou uma gripe, não reclamava de nada, sempre esteve bem”, disse.

  O sarcedote pediu a comunidade à união e orações ao bispo. “É justo informar a nossa comunidade e pedir que a união seja plena. Rebanhos, pastores e na medida em que todos ficam informados da sua real situação, acredito que todos se põem em oração pela sua recuperação. É importante ressaltar que ele está em coma induzido, respira por aparelhos para ele não se debater e sentir dor”, ressaltou. As atividades da Diocese continuam normalmente. Durante todas as missas, haverá momentos de orações. “Durante as nossas missas é uma oportunidade de orarmos ainda mais.      Todas as nossas comunidades católicas estão rezando e pedindo pela saúde de Dom João. Cremos e temos fé. Estaremos até o último momento lutando com ele”, concluiu.

  Dom João Alves é o terceiro bispo da diocese de Paranaguá e assumiu no lugar de dom Alfredo Novak, falecido no ano passado, que governou por dezessete anos. O religioso nasceu em Alto Alegre, no interior de São Paulo, e começou seus estudos de Filosofia e Teologia em 1976, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Nova Veneza (SP). No dia 04 de dezembro de 1982, foi ordenado padre, ficando sete anos como pároco na mesma cidade. Dom João trabalhou três anos como animador vocacional da Província dos Capuchinhos, em Piracicaba (SP). Ainda na cidade, trabalhou seis anos na Pastoral Vocacional Missões Populares e mais seis anos como formador do Conselho Provincial dos Capuchinhos. Já em 2001, trabalhou na Paróquia Imaculada Conceição, atuando como provincial na capital paulista. Foi reeleito em 2004, permanecendo no cargo até o último dia 2 de agosto, quando foi nomeado bispo de Paranaguá pelo papa Bento XVI.