Em Paranaguá, 9º BPM homenageia policiais com entrega de medalhas


Por Redação Publicado 18/12/2021 às 09h44 Atualizado 16/02/2024 às 21h50

Na tarde de sexta-feira, 17, na sede do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Paranaguá, policiais militares do 9º Batalhão participaram de uma cerimônia para entrega de medalhas institucionais.

De acordo com as informações do Setor de Comunicação Social do 9º BPM, o evento contou com a presença do comandante da unidade, tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Junior, além do ex-comandante e também agraciado, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia, representando o presidente da Assofepar (Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná), coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. Oficiais e praças do Batalhão do Litoral e de outras unidades que integram a PMPR também estiveram presentes.

A reunião teve como objetivo condecorar militares estaduais que se destacaram nos exercícios das suas funções, outorgando-lhes medalhas policiais-militares de Ouro, Prata e Bronze. Diversos oficiais e praças foram condecorados com essas honrarias, externando o reconhecimento da Polícia Militar do Paraná para com aqueles que dedicam os seus esforços diários no cumprimento do dever junto à sociedade paranaense.

Da mesma forma, mais de três dezenas de militares estaduais receberam a medalha comemorativa de Mérito do Batalhão do Litoral, uma distinção oferecida aos profissionais que atuaram por, pelo menos, dois anos na OPM (Organização Policial Militar), e tiveram notoriedade pelo profissionalismo e sentimento de dever nos exercícios das suas funções.

Dentre os agraciados com a condecoração, estavam o capitão Muriel Xavier, policial que fez parte do Quadro de Oficiais do Batalhão do Litoral, e hoje atua na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), e o subtenente Rodrigo Figueiredo Cainelli, que serviu durante anos no 9º BPM e atualmente trabalha no Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV).

MEDALHA

A medalha Policial-Militar foi criada pela Lei nº 1.948, em 20 de março de 1920. De acordo com a legislação, este distintivo tem suas versões confeccionadas respectivamente em bronze, prata e ouro e se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Polícia Militar do Paraná, em serviço ativo, que, com ótimo comportamento, completarem, para todos os efeitos legais, 10, 20 e 30 anos de serviço efetivo em prol da causa da segurança pública.