Encontro de mulheres negras discute representatividade no 8 de março, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 04/03/2022 às 17h27 Atualizado 17/02/2024 às 02h58
Evento é iniciativa do Coletivo Mulheres Afro Parnanguaras. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Na próxima terça-feira, 8 de março, o evento “Conexões Afro Parnanguaras” discute as perspectivas das mulheres negras na sociedade. A ação é realizada pela secretaria municipal de Cultura e Turismo (SECULTUR) em parceria com o Coletivo Mulheres Afro Parnanguaras, criado pelas ativistas Jakeline Taylor e Edicélia Souza. 

O encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher acontece na Casa Monsenhor Celso a partir das 14h30. Serão realizadas atividades culturais, como apresentações artísticas, desfiles de turbantes, além de discussões sociorraciais.

De acordo com a organizadora do evento, Jakeline Taylor, a iniciativa reafirma o espaço delas no meio social. “O objetivo é fortalecer a autoestima dessas mulheres negras residentes na cidade, dando possibilidades de acesso ao conhecimento sobre sua história”, explica.

Segundo a pesquisa de Consciência entre Urgências: Pautas e Potências da População Negra no Brasil feita pelo Google, em janeiro de 2020, aponta que 15% dos entrevistados consideram o assunto da representatividade como uma pauta importante.

Para Jakeline, o coletivo nasceu por não existir uma comunidade em que se discuta tal questão. “Quando cheguei aqui me encontrei perdida e sem representatividade alguma. Então, a mais ou menos um ano comecei a escrever sobre o projeto. Iniciei uma pesquisa para encontrar outras mulheres que estavam fazendo a diferença na cidade e que estavam interessadas em participar da iniciativa”, comenta.

Atualmente, o grupo conta com 13 figuras femininas que trabalham nos setores da saúde, educação, cultura e tecnologia.

Confira toda a programação:
  • 14h30 – Abertura e apresentação do Coletivo de Mulheres Afro Parnanguaras – Casa Monsenhor Celso;
  • 15h – Palestra “Conscientização do papel transformador das mulheres negras na sociedade” – Kelly Pereira da Silva Santos – Casa Monsenhor Celso;
  • 15h45 Palestra “Afetividade e auto estima da mulher negra” – Dra. Edicelia Souza – Biblioteca Mário Lobo;
  • 16h30 apresentação cultural Dança Contemporânea – Larissa Miranda;
  • Biblioteca Mario Lobo;
  • 17h Desfile de turbantes – Casa Monsenhor Celso;
  • 17h30 Roda de conversa “A beleza e a força da mulher negra” – Jakeline Taylor – Casa Monsenhor Celso; e
  • 18h Premiação Mulheres Transformadoras – Casa Monsenhor Celso.