Esculturas chamam atenção da população sobre lixo jogado nos oceanos, em Matinhos


Por Gabriel Santos Publicado 15/01/2022 às 12h55 Atualizado 16/02/2024 às 23h47

As obras do escultor Luiz Gagliastri estão prevista para serem concluídas, neste sábado (15), no calçadão da Avenida Beira-Mar, em Matinhos. Os projetos foram realizados com os esforços das Secretarias de Meio Ambiente, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, junto do artista plástico que, em visita à cidade, revelou a vontade de criar as obras.

Por meio da escolha de animais representantes dos mares, como a baleia e a tartaruga, a proposta é alertar os moradores e veranistas sobre a degradação da fauna marinha quando milhares de lixos são jogados nos oceanos. O problema se agrava ainda mais ao compreender o tempo de degradação do material descartado incorretamente no meio ambiente. 

Os resíduos acabam sendo ingeridos pelos próprios animais, eles confundem os microplásticos com alimentos. Não é difícil encontrar na internet imagens gravadas por ambientalistas que mostram a grande quantidade de lixo encontrada nos estômagos dos seres vivos. Uma pesquisa do Programa das Nações Unidas, publicada ano passado, estima que 11 milhões de toneladas de plástico são despejadas, todos os anos, nos oceanos. 

Sobre o artista:

Com 28 anos de carreira, Luiz Gagliastri nasceu em Curitiba, o artista une os conceitos de força e sensibilidade, o que traz aspectos únicos aos seus trabalhos. Graduado em engenharia, o curitibano largou a profissão para seguir no meio artístico.

Ele já participou de exposições no Brasil e internacionalmente, Gagliastri também é membro da International Sculpture Center, organização sediada nos Estados Unidos. Atualmente, o engenheiro de formação tem o sonho de montar um centro cultural na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos.