Explorando a natureza: conheça cinco trilhas para fazer no Litoral  


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/01/2024 às 20h35 Atualizado 19/02/2024 às 14h28

Os atrativos mais conhecidos do Litoral são a Ilha do Mel, o Centro Histórico de Morretes e Paranaguá, o Santuário de Nossa Senhora do Rocio e o porto, em Paranaguá, as praias, entre outros. Mas, a verdade, é que a região tem muitas outras belezas e, inclusive, naturais.

O Litoral oferece aos amantes da natureza uma experiência única através de suas diversas trilhas ecológicas. De aventuras em comunidades insulares a caminhadas pela Mata Atlântica preservada, as opções são variadas e prometem momentos memoráveis para os visitantes.

Trilha Caiçara Mário Roque

A Trilha Caiçara Mário Roque, em Paranaguá, se destaca como um evento anual desde 2022, celebrando o aniversário do ex-prefeito Mário Roque. A caminhada proporciona aos participantes a oportunidade de mergulhar nas comunidades insulares da cidade, oferecendo vistas paradisíacas da Baía de Paranaguá e da rica biodiversidade da Mata Atlântica. A jornada também inclui um mergulho nos sabores da gastronomia caiçara e na sabedoria das comunidades ribeirinhas em locais como Ponto do Ubá, São Miguel e Piaçaguera. O evento é realizado uma vez por ano pela Prefeitura de Paranaguá.

Trilha Caiçara Mário Roque. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Trilha do Trapiche

Para aqueles que buscam aventuras na Ilha do Mel, em Paranaguá, a Trilha do Trapiche é uma ótima opção que tem 4,2 km de percurso. Iniciando na Praia do Trapiche da Nova Brasília, os trilheiros, campistas e amantes da natureza podem explorar as paisagens da ilha, passando pela Praia de Fora, com seus 429 metros de extensão e visões panorâmicas do Farol das Conchas e da Praia Grande. Geralmente considerado um percurso fácil, é preciso uma média de 46 min para ser concluído.

Para chegar: Barcos saem de Paranaguá (Rua General Carneiro, conhecida como Rua da Praia) e do Terminal de Embarque em Pontal do Sul (Rua Alameda do Café), em Pontal do Paraná, com direção à Ilha do Mel diariamente.

Foto de uma trilha de Juliana Nunes com título Mirante Farol das Conchas
Nova Brasília, na Ilha do Mel. Foto: Reprodução/Internet

Trilha do Rio Santa Cruz

A Trilha do Rio Santa Cruz, em Paranaguá, oferece uma experiência de bate e volta, perfeita para quem busca um contato mais breve com a natureza exuberante. Com um percurso de 7,2 km, a trilha proporciona vistas da Serra da Prata, do Rio Santa Cruz e de áreas de mata nativa. Considerada de nível moderado, a trilha pode ser concluída em aproximadamente 2 horas e 20 minutos, oferecendo camping controlado e um mirante ideal para registros fotográficos.

Para chegar: Pegue a Estrada do Rio das Pedras (Alexandra) até a BR-277 por 2,5 km; depois, siga pela BR-277 até a Rodovia Elísio Pereira Alves Filho e pegue a saída 10 via BR-277, aproximadamente 12,3 km; então continue na Rodovia Elísio Pereira Alves Filho por cerca de 6 km.

Rio Santa Cruz, Paranaguá. Foto: Reprodução/Internet

Trilha do Rio Guaraguaçu

Para os amantes da vida selvagem, a Trilha do Rio Guaraguaçu, na Área de Proteção Ambiental homônima, em Pontal do Paraná, é uma escolha imperdível. Ao longo do percurso de 11 km, os visitantes têm a oportunidade única de explorar a Mata Atlântica preservada, avistar diferentes espécies de aves e mamíferos, além de apreciar a beleza do rio Guaraguaçu e das cachoeiras locais.

Para chegar: Pegue a rampa de acesso à PR-407 para Pontal do Paraná/Matinhos/Guaratuba e continua por cerca de 14,4 km; depois, vire à esquerda na Estrada Domingos Mesquita Santana e siga por aproximadamente 1,5 km até o rio Guaraguaçu.

Trilha do Guaraguaçu, Pontal do Paraná. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Trilha do Parque Nacional do Superagui

Localizada no Parque Nacional do Superagui, na ilha de mesmo nome, em Guaraqueçaba, a Trilha do Superagui oferece uma experiência única. Os visitantes podem explorar a vegetação de restinga, observar a fauna local, como os papagaios-de-cara-roxa, e desfrutar de praias intocadas, incluindo pontos destacados como a Ilha das Peças e a Ilha do Pinheiro. A trilha tem cerca de 86,9 km, e é considerado um percurso desafiador, sendo necessário uma média de 17h 27min para ser concluído. 

Para chegar: a única maneira de chegar à ilha é de barco. Você pode partir de Guaraqueçaba, da Ilha do Mel ou de Paranaguá. A viagem dura em média três horas, dependendo das condições do mar. Em Paranaguá, há uma linha regular de barco que faz o itinerário até Superagui diariamente, partindo da Rua da Praia (Rua General Carneiro). Também é possível contratar o serviço de transporte de barco de forma particular.

Parque Nacional do Superagui, Guaraqueçaba. Foto: Mar Sem Fim