Festa do Divino de Guaratuba agora é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná


Por Gabriel Santos Publicado 15/07/2022 às 17h49 Atualizado 17/02/2024 às 12h44

A festa do Divino de Guaratuba, agora, passa a ser uma celebração considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná. O Projeto de Lei n° 279/2022, de autoria do deputado estadual Nelson Justus (União Brasil), foi aprovado pelos demais parlamentares em sessão ordinária, na última segunda-feira (11).

Desde 2021, a tradicional festividade ganhou o mesmo título de Patrimônio Imaterial, só que por parte do município, que se transformou na Lei Municipal 1.878/2021. Inclusive, essa foi a justificativa de Justus para que o projeto fosse à sanção do governador do Estado.

“A Festa do Divino é uma grande comemoração na cidade, onde movimenta o comércio local, com a vinda de muitos turistas, bem como, toda a comunidade. Devido a importância da festa a Prefeitura de Guaratuba declarou patrimônio imaterial do município de Guaratuba. Para que essa tradição seja divulgada para todos os paranaenses, conto com o apoio dos deputados para a aprovação deste projeto”, comentou o parlamentar.

Tradicional Festividade

Os primeiros registros da comemoração da Festa do Divino Espírito Santo datam de 1771, mesma época em que Guaratuba foi fundada por 200 famílias que vieram povoar o local a pedido do Rei de Portugal, Dom José I. Mas apenas a partir de 1910 é que a festividade passa a incluir a tradição do “casal festeiro”, os responsáveis pela organização da festividade.

Festa do Divino 2022

Depois de dois anos sem realizar o evento presencial, a Festa do Divino retornou com uma programação de missas, shows, festivais gastronômicos e eventos esportivos. Neste fim de semana, serão os últimos dias de evento que se encerra no domingo (17), onde o casal festeiro da próxima edição da festa será anunciado ao público. Confira a programação da festa clicando aqui.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…