Fórum de Cidades Digitais do Litoral atrai gestores de cinco Estados


Por Redação JB Litoral Publicado 25/02/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 06h16

Representantes de 20 municípios, de cinco Estados brasileiros (PR, PE, CE, AM e SP), estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Paranaense, que será realizado nesta quinta-feira (26), no Theatro Municipal de Morretes, a partir das 9 horas. Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) e prefeitura de Morretes, o evento tem o objetivo principal de promover um diálogo sobre o uso da tecnologia para o aprimoramento, principalmente, dos serviços públicos nos sete municípios do Litoral paranaense.

Programação – No Fórum serão abordados temas como a gestão da iluminação pública pela Exati Tecnologia e a realização de consórcios municipais, uma das necessidades atualmente dos municípios em razão da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que transferiu para os Executivos Municipais a responsabilidade pelo serviço de iluminação pública a partir de 2015.

Outro item na pauta, o uso de software livre, será apresentado pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), da Universidade Federal do Paraná. O grupo desenvolve atualmente o sistema de agendamentos para as Cidades Digitais contempladas pelo Ministério das Comunicações. A administração de grandes redes a baixo custo será outro tema apresentado pelo professor Dr. Daniel Weitgartner, do C3SL.

Além dos exemplos de Cidades Digitais como Telêmaco Borba, município localizado nos Campos Gerais, e de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, os modelos adotados por Guaratuba e Ponta do Paraná serão apresentados no Fórum do Litoral. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa do evento mostrando a linha PMAT de financiamento para as cidades digitais.

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, a ideia é que o Fórum de Cidades Digitais seja o início de um grande movimento entre os municípios do Litoral para aplicação da tecnologia na gestão pública. “É preciso buscar caminhos e conhecer as melhores alternativas para as cidades digitais, proporcionando a troca de experiência entre prefeitos e gestores públicos, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região que já é rica por natureza”, disse sobre o potencial turístico e que atrais milhares de pessoas a cada ano.

O Litoral, acrescenta Marinho, possui a porção de Mata Atlântica mais preservada do país.A tecnologia impacta diretamente na Educação, na Saúde, na Segurança e no Turismo. É com foco nestes eixos, principalmente, que é preciso levar aos municípios que pensam em transformarem-se em Cidade Digital informações sobre o mercado, políticas públicas e tudo que envolva as Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento”, finalizou.

A programação completa do evento está disponível no site http://forum.redecidadedigital.com.br/morretes/

O Fórum conta com o apoio institucional do Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR) e Assespro-Pr.