Freira do Rap leva ao Congresso de Saúde Pública experiência da evangelização pela arte


Por Redação JB Litoral Publicado 27/07/2016 às 10h08 Atualizado 14/02/2024 às 15h00

Madre Inez de Souza Carvalho, conhecida como a Freira do Rap, que se dedica à evangelização pela arte, vai levar ao 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública, de 27 a 30 de julho, em Matinhos, a experiência que realiza no Litoral do Paraná.

Ela é fundadora e moderadora geral da comunidade Milagre Eucarístico em Paranaguá, que há 14 anos trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social, entregues às drogas, prostituição e que precisam resgatar a sua dignidade. O trabalho é diretamente ligado à arte, através da música, dança e teatro.

Hoje desenvolve, pela Instituição,  atividades com a população em situação de rua, com o principal objetivo de reintegrar homens, mulheres, jovens e adolescentes à sociedade, uma vez que, por diversidades da vida e extrema pobreza, fizeram da rua sua principal moradia, desfazendo-se assim de seus vínculos sociais e familiares.

As atividades desenvolvidas consistem no acolhimento, escuta, estudo de caso, orientação e suporte, mobilização e fortalecimento do convívio social e familiar (com visita às famílias), garantia dos direitos, encaminhamentos para rede de saúde e assistência social, alimentação, grupos de apoio como o programa Amor Exigente 1, entre outros.

Também atua na  recuperação para dependentes químicos, trabalho desenvolvido numa chácara e iniciará, em setembro, o trabalho com mulheres em situação de risco e com dependência de álcool e outras drogas.

Todo ano Madre Inez realiza em Paranaguá o “Evento do Hip Hop no Litoral”, onde reúne jovens com a intenção de profissionalizar e conscientizar adeptos ao movimento, levando-os a participar de shows, minicursos e oficinas.

Além de estar envolvida em todas essas atividades, ainda prega em retiros, faz palestras e shows por todo Brasil e está trabalhando no lançamento de seu novo CD “No Tempo de Deus”.

No Congresso de Saúde Pública, Madre Ignez vai coordenar, juntamente com Joice Krominski Graça, uma oficina com o tema “O RAP, a saúde e as problemáticas vividas pela Juventude: lições de uma experiência em andamento”. Integrantes do movimento Hip Hop também vão participar das atividades, com demonstração de dança e apresentação de MCs.  O objetivo é relacionar a dinâmica com as implicações positivas que podem ocorrer em uma sociedade que tem a cultura como fator de inclusão social. A oficina será nesta quarta-feira (27/07), às 14 horas, na Sala do Jardim, na UFPR- Litoral, que fica na rua Jaguariaíva, 512, em Matinhos.

Este ano, devido ao alto índice de casos de dengue no Litoral do Paraná, atendendo pedido de alguns médicos e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Madre Inez escreveu o Rap “Brasil sem o Mosquito” e fez um clipe para conscientizar toda a população no combate à dengue e outros vírus. A apresentação desse Rap encerra a programação do Congresso, na manhã do sábado, dia 30.

Da Assessoria