Grupo de teatro desenvolve trabalho de conscientização contra a dengue em Paranaguá
Desde o início de fevereiro, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com atores e artistas locais, está realizando o projeto “Melhor Prevenir e Rir do que Remediar”, com diversas apresentações teatrais, promovendo a conscientização para a prevenção da dengue em Paranaguá. As ações são realizadas em escolas municipais, ruas, praças, entre outros locais públicos e privados. A intenção é sensibilizar o máximo possivel de pessoas para o combate à doença.
“Esta ação de conscientização é importante e demonstra, através do teatro, uma mensagem de combate efetivo à dengue. Além do trabalho ativo na área de saúde e limpeza feito pela Prefeitura, o projeto teatral é uma forma de incentivar a prevenção entre a população, com trabalho contínuo na eliminação de possíveis criadouros nas casas”, afirma o prefeito Edison Kersten.
De acordo com o diretor-geral do projeto, Genildo Hângelo, o trabalho tem sido contínuo neste mês. Foram visitadas somente nos primeiros dias do projeto a Rua da Praia, a Praça Fernando Amaro, a Praça Central da Ilha dos Valadares, o Santuário do Rocio, o Terminal Municipal de Ônibus, a Praça Central da Alexandra, entre outros locais, onde houveram apresentações em locais com alta circulação de pessoas. Somente nesta semana, o projeto irá rodar as escolas municipais Almirante Tamandaré, Manoel Viana e Dr. Aníbal Ribeiro Filho, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), na unidade de saúde da Vila do Povo, entre outros pontos.
Os membros do projeto seguem em diálogo com a Sala de Situação de combate à dengue, onde alinham suas apresentações com as ações que estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Sala de Situação em Paranaguá semanalmente. Somente dos dias 2 até o dia 12, a estimativa dos organizadores é de que mais de 2.000 cidadãos assistiram aos espetáculos.
“Com isso, a mensagem de combate à dengue é repassada de forma lúdica e divertida aos cidadãos, sempre respeitando a seriedade do problema. Os espectadores inclusive repassam essas informações para outras pessoas. Com isso a luta contra a dengue ganha mais aliados a cada apresentação”, explica o diretor-geral.
Alunos, professores, usuários do transporte coletivo, funcionários de empresas, caminhoneiros, cidadãos em circulação nas ruas, entre outras pessoas, assistiram as apresentações do projeto. Além da mensagem teatral, os atores e participantes distribuem checklists com passos para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti em cada apresentação.
O projeto “Melhor Prevenir e Rir do que Remediar” é formado pelos artistas Bosco Breno, como Dr. Plutovisk, Paulo Ferreira, como Enfermeiro Pablo. Rafaela Longares, como Enfermeira Gracinha. Tuany Bark, como Dr. Sara e tem como diretor-geral Genildo Hângelo e como técnico de som Jorge Bark. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (41) 9169-9646.