Guaraqueçaba está sem internet após chuva; idosa foi retirada de casa por prevenção


Por Publicado 31/01/2022 às 17h11 Atualizado 17/02/2024 às 00h56

As fortes chuvas que castigaram Guaraqueçaba, no último fim de semana, seguem dando prejuízo para o município. Na tarde desta segunda-feira (31), a principal empresa prestadora de serviços de banda larga ficou sem rede. A utilização de internet, inclusive, na prefeitura, só está ocorrendo pela rede móvel, segundo a assessoria de imprensa.

A expectativa é de que uma equipe de Paranaguá, que já foi acionada, faça ainda hoje a manutenção e reestabeleça o fornecimento de internet.

Apesar da situação grave, não há registro de nenhuma família desabrigada. Porém, uma idosa, moradora da Vila Esperança, foi levada para a casa da filha por medida preventiva, caso aumente a intensidade da chuva durante a noite.

Para as pessoas que precisarem de auxílio, a Defesa Civil montou uma estrutura de apoio na Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, com alojamento e alimentação. No entanto, até o momento, ninguém procurou pelo abrigo na escola.

O levantamento realizado pelos órgãos de segurança, nas regiões rurais e ilhas do município, aponta que não houve vítimas fatais da enchente. Mas, haverá sobrevoos por todo o território alagado para mapear a situação.

A via pública do Costão, que estava intransitável, foi desobstruída pela equipe da Defesa Civil, e a Copel já reestabeleceu o fornecimento de energia elétrica. Porém, após os deslizamentos de terra, uma grande rocha localizada na região do Costão apresentou instabilidade e o Corpo de Bombeiros e um geólogo foram acionados para verificar a situação e definir possíveis ações.

Já na PR-405, única rodovia que dá acesso à cidade, não foram registrados danos. Com a diminuição do nível dos rios, a via já foi liberada para circulação. Entretanto, a Defesa Civil pede para que motoristas dirijam com cautela em virtude da lama escorregadia que se forma em estradas de chão após a chuva.

Auxílio externo

Segundo a assessoria de imprensa, a prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC) tem realizado reuniões durante o dia para buscar soluções rápidas para o momento crítico. Até o momento, já houve encontros com autoridades da Defesa Civil, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros.

A prefeitura ressalta que comandantes da PM e bombeiros de Antonina estão auxiliando nas vistorias em pontos mais críticos. As autoridades alertam que em virtude da grande quantidade de água e umidade do solo, ainda há riscos de deslizamentos.

Em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone (41) 99963-7036.