Guaratuba confirma primeiros casos da variante Delta


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/10/2021 às 17h32 Atualizado 16/02/2024 às 15h22

O Município de Guaratuba afirma que foi comprovada a presença na cidade da variante delta do SARS-CoV-2, muito mais transmissível que a cepa original do vírus causador da Covid-19. Na tarde de segunda-feira (4), a Secretaria Municipal da Saúde de Garuva informou que dois casos de Covid-19 notificados a princípio na própria cidade, mas de moradores da localidade do Cubatão, foram identificados após análise genética como sendo da variante Delta. Um desses casos, de uma criança, que morreu no início de setembro. 

Com a disseminação da variante Delta, completar o esquema vacinal se torna ainda mais importante. Além de mais contagiosa, a cepa é vista como a geradora do estado mais grave da doença, quando o paciente precisa de cuidados intensivos.

A comprovação da presença da variante delta em setembro na área rural de Guaratuba coincide com o registro do aumento na variação da média móvel de casos positivos de Covid-19 que chegou a pressão de +68,79%,  demonstrando que a nova cepa pode ter sido a responsável por este pico. 

Em 10 de setembro, imediatamente após a constatação do aumento e rastreio de casos realizado na área rural, a Prefeitura publicou decreto implementando medidas restritivas emergenciais para conter a disseminação do novo Coronavírus e com ações estratégicas nas localidades Cubatão, Pai Paulo, Rasgadinho, Limeira e Caovi. 

Atualmente, após uma semana do encerramento do decreto da área rural, a variação da média móvel de casos na cidade está registrando um tendência de queda em -21,63%. A taxa de reprodução, que determina o potencial de propagação do vírus, em Guaratuba está em 0,71%, enquanto no Paraná está 0,90% e no Brasil 0,69%. O ideal é que esse índice seja menor do que 1%, o que indica que cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

Contudo, a Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância de manter as medidas diárias de prevenção à Covid-19, uso de máscara, distanciamento social, frequente higienização das mãos e dos ambientes com circulação de pessoas, bem como se vacinar para COVID-19 com as duas doses.