Guaratuba tem quase 400 casos de Covid-19 em uma semana


Por Publicado 10/01/2022 às 16h42 Atualizado 16/02/2024 às 23h28

A cidade de Guaratuba sofre um aumento exponencial de Covid-19 neste início de ano. De acordo com o Boletim da Semana Epidemiológica n° 1, que corresponde aos dias 2 a 8 de janeiro, foram 392 novos casos confirmados de Covid-19 na cidade do Cristo.

Desse número, 150 positivos foram registrados em turistas e veranistas. Em todo o litoral, foram 1.036 novos casos confirmados no mesmo período. O número é a demonstração de que janeiro não será como dezembro de 2021, quando a média diária era de 0,5 casos diários ou 2 por semana, demonstrando que há um crescimento de 19.900% de confirmações de infectados.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que é possível que esta nova variante seja a responsável pelo aumento recente nos casos. “No Paraná nós ainda não temos um registro oficial da variante Ômicron. Porém, pelo modo de transmissão, pelo caráter rápido, inclusive atingindo vacinados mesmo que em um quadro mais leve, tudo leva a crer que nós já tenhamos no Paraná a variante Ômicron”, disse. Amostras enviadas para sequenciamento na Fiocruz devem ter seus resultados divulgados em breve.

O Centro de Coletas, Monitoramento e Rastreamento para Covid-19, junto ao espaço da Colônia dos Fiscais, está ativo realizando a testagem da população, informa a prefeitura. O local está aberto todos os dias, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 na Rua Teixeira Soares, esquina com Plínio Tourinho, acesso pelos fundos da Colônia dos Fiscais.

Guaratuba teve surto viral

Em entrevista na semana passada ao JB Litoral, o secretário de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, afirmou que grande parte dos casos do novo Coronavírus foi diagnosticado em turistas que passaram as festas de fim de ano na cidade praiana. “Observamos um aumento de casos de Covid-19 no início desta temporada de verão, comparando com a média móvel de 0,5 casos por dia que estávamos registrando até então. Do dia 18 de dezembro, quando começa a temporada, até o dia 2 de janeiro, que é a data do nosso último boletim emitido, foram registrados mais 32 casos da doença em moradores de Guaratuba, levando a média móvel para 2 casos diários“, explicou Modesto.

Um outro ponto levantado foi a semelhança de sintomas entre as pessoas que estavam no município, já que foram diversos casos de diarreia e vômito. “O Pronto Socorro Municipal de Guaratuba tem registrado um número elevado de pacientes com quadro de diarreia e vômito, em decorrência do aumento da população no litoral nas últimas semanas. Cerca de 80% de seus atendimentos são em função desses sintomas”, disse o secretário.

Modesto também explicou que devido à grande procura, a demora para conseguir atendimento está sendo maior. “Em decorrência deste aumento súbito de pacientes, houve tempo maior de espera para as consultas, mesmo com a presença de mais médicos escalados para o atendimento. Todos os pacientes foram atendidos e receberam tratamento adequado, com prioridade para os casos de emergência como infartos, cortes com sutura, vítimas de acidentes, afogamentos, entre outros”, concluiu.