Guarda Municipal faz campanha de conscientização para ciclistas na Júlia da Costa


Por Redação JB Litoral Publicado 29/06/2015 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h27

Com o objetivo de conscientizar ciclistas, motoristas e pedestres, a Guarda Civil Municipal realiza, nesta segunda-feira (29), campanha abordando motoristas e ciclistas sobre o uso da ciclofaixa e o respeito entre os usuários da via. A ação durará a semana inteira está sendo realizada na rua Júlia da Costa, onde – durante o final de semana – a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), implantou ciclofaixa nos 270 metros finais da via.

De acordo com o prefeito Edison Kersten a campanha “se junta à proposta de criação de ciclofaixas exclusivas como modo de tornar mais seguro e mais democrático o trânsito em nossa cidade”, salienta.

Em março, a Júlia da Costa ganhou faixa exclusiva para bicicletas no trecho entre a Rua dos Expedicionários e a rua Gabriel de Lara, na esquina da Prefeitura. Com isso, as vagas de estacionamento ao longo da via foram extintas. Em contrapartida, foram criadas mais de 40 vagas de estacionamento nas ruas adjacentes.

Só na rua Joaquim Ferreira Barbosa, lateral ao colégio Alberto Gomes Veiga, foram criadas mais 30 vagas de estacionamento (dez para carros e vinte para motocicletas). Outras vagas foram criadas na rua Mestre Leopoldino (acesso aos Correios), que ficou com 40 vagas demarcadas (31 para carros e 9 para motos).

À época da implantação na rua Júlia da Costa, o estudo feito pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) indicou que, em dias de semana, transitam, em média, 749 bicicletas pelo local, número considerado acima da expectativa pela Semseg.

O chefe da Divisão de Sinalização de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Clodoaldo Alves Leandro, explica que a demarcação de vias exclusivas segue um estudo de viabilidade física e sócio econômica, assinado sempre pelo engenheiro civil Omar Kaled Omar.

As mudanças não são empíricas, são técnicas. Entendemos que toda mudança gera algum período de transtorno e adaptação, mas é preciso preparar a cidade para desafios de mobilidade que virão no futuro”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes.

O prefeito Edison explica que outras cidades enfrentaram desafios semelhantes e alguns grandes centros também discutem o assunto neste momento. “Temos a implantação de ciclofaixas em cidades como São Paulo e uma discussão em Belo Horizonte. Em grandes e médios centros, entende-se que a preferência por um meio de transporte e saudável deve vir acompanhada de investimento público nas vias que permitam o trânsito seguro do ciclista e do motorista”, ressaltou.

NÚMEROS

Dados da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) demonstram que a cidade tem, atualmente, 27,4 km de ciclofaixas e ciclovias. Somente de 2013 até 2015, foram criados mais cinco quilômetros de vias exclusivas para bicicletas: Coronel Elysio Pereira (2,3 km) e Manoel Corrêa (1,2 km), Rua dos Expedicionários (1 km) e Júlia da Costa (1,1 km).

Estas se somam as ciclovias já existentes nas avenidas Bento Rocha, Pref. Roque Vernalha e Domingos Peneda.

NOVAS CICLOFAIXAS

A rua Maneco Viana será a próxima a receber demarcação para ciclistas. Também está na fase de estudo de viabilidade física e sócio econômica a implantação de ciclofaixas na rua Nestor Victor, Conselheiro Corrêa, Manuel Corrêa (prolongamento até a avenida José Lobo) e José Lobo.