Há cinco séculos, Paranaguá está ligada historicamente à atividade portuária


Por Redação JB Litoral Publicado 29/07/2015 às 03h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h57

Desde o século XVI, a história de Paranaguá está intimamente ligada à atividade portuária. Com o início da colonização do Paraná feita pela baía de Paranaguá, a vinda dos europeus, sejam eles portugueses ou espanhóis, ocorreu justamente através de embarcações que atracaram no município, trazendo consigo a imigração europeia. A importância da atividade portuária é evidente até hoje, visto o Porto de Paranaguá, um dos maiores do Brasil, importante alicerce econômico e logístico municipal e estadual que movimenta bilhões de reais anualmente. 

Com 80 anos de existência, o porto de Paranaguá propriamente dito teve um esboço de seu início em 1872, quando foi assinado um decreto imperial, concedendo aos empresários José Gonçalves Pêcego, Pedro Aloys Scherer e José Maria da Silva Lemos o direito de construir e explorarem um terminal portuário no litoral paranaense. Na época, a atividade era feita onde hoje se localiza o porto, porém em versão bem mais modesta, voltada ao fluxo de mercadorias transportadas até a cidade, chegando tal concessão ao fim em 1889, com a Proclamação da República.

O nascimento do porto de Paranaguá onde hoje ele se localiza só ocorreu através de um decreto em 1917, com início de obras, batizando o local de Porto Dom Pedro II, como ocorre até hoje, assumindo a concessão o Governo do Paraná. Dois canais de acesso foram abertos, com abertura de 550 metros de cais de acostamento e cerca de 2.400 metros de cais de saneamento, assim como depósitos e saneamentos, sendo este o passo inicial para o complexo portuário paranaense, com inauguração oficial no dia 17 de marco de 1935 do “novo” porto de Paranaguá, na época. Apesar disso, o historiador Florindo Wistuba, afirma que desde 1933 o porto já funcionava, porém passou por ampliações no ano seguinte, passando por uma inauguração oficial somente depois.

Até hoje em constante evolução, um dos passos mais importantes para o crescimento portuário ocorreu em 1973, com estudo inicial de abertura de canal artificial de acesso ao porto, denominado de Canal da Galheta. O canal tinha 12 metros de profundidade, e permitiu nessa época a vinda de navios maiores (10 metros de calado e 50 mil toneladas de carga), trazendo com isso uma evolução logística ao porto, com maior número de cargas. Nesse período, o complexo tinha 400 metros de cais, com um calado de cinco metros, com dois armazéns e linhas férreas de guindastes, com uma área total de 10 mil metros quadrados, sendo que o abastecimento dos navios era feito de canoa com ponto de espera na Ilha do Mel. A evolução do porto de seu início até hoje é demonstrada pela atual área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4.232 metros de extensão de cais e píeres.
Com relação à movimentação, desde o seu início até hoje, houve um aumento em mais de 500 vezes o volume de cargas movimentadas ao ano. Para se ter uma noção de comparação, em 1935 cerca de 91 mil toneladas eram movimentadas, no ano passado o total foi de 45,5 milhões de toneladas.

Ligação histórica com os portos

De acordo com Wistuba, a história de Paranaguá está intimamente ligada à atividade portuária. O historiador afirma que o primeiro porto em solo parnanguara foi construído na Ilha da Cotinga, em 1550, funcionando até 1570, utilizado por portugueses para caçar índios carijós para a escravidão. Após centenas de anos, no século XVII, em Paranaguá, já em continente, se montou o porto “Nossa Senhora do Rosário”, passando no século XIX outro porto, este na Rua do Mercado, que ficou ativo até cerca de 1930, recebendo barcos menores. Após isso, se criou, como mostrado anteriormente, um primeiro esboço do atual porto em 1872, passando a se chamar Dom Pedro II em 1935, continuando a existir até hoje.