Ilha dos Valadares: cadastro de carro garante tarifa diferenciada para moradores


Por Redação JB Litoral Publicado 08/09/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h32

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) convoca os moradores da Ilha dos Valadares que possuam carro próprio para fazer o cadastramento do automóvel, o que garante tarifa reduzida na travessia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, na sede da Semsu, na rua Júlia da Costa, 655, no Centro, das 8h às 11h e das 13h às 18h.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos André Griguc, excepcionalmente, no próximo sábado (12), haverá atendimento na sala de administração do Mercado Nilton Abel de Lima, entre 8h e 14h.

“É uma oportunidade para quem está com pouco tempo. Quem não fizer o cadastro de morador vai ter que pagar um valor maior, conforme já foi divulgado”, disse Carlos André.

A travessia de carro de passeio para morador da Ilha é tarifada em R$ 12 (ida e volta). Para não moradores, a tarifa para carro de passeio é R$ 17.

Segundo dados da Semsu, já foram cadastrados cerca de 450 veículos e o número estimado na Ilha é de 600 automóveis.
Os documentos necessários para fazer o cadastro são: cópias de comprovante de residência, documentos do veículo e de carteira de habilitação.

ESTUDO

No mês passado, o serviço de travessia por balsa para a Ilha dos Valadares foi assumido pela empresa F. Andreis. A Prefeitura de Paranaguá, por meio do departamento de concessões da Semsu, vai acompanhar a evolução de custos e fluxo da travessia para propor – dentro da legalidade – modos de redução de tarifas. O contrato com a empresa é emergencial e foi assinado após a antiga prestadora de serviços, DFF Serviços Marítimos, entrar em falência, deixando funcionários de Paranaguá e outras cidades desempregados. A licitação que serve de parâmetro para a cobrança da tarifa atual é de 2012 e já previa um valor máximo maior do que o que é cobrado atualmente pela F. Andreis.

MELHORIAS

Com o contrato com a F. Andreis está implantando diversas melhorias no serviço. Dentre elas estão a operacionalização 24h por dia – inicialmente, optou-se por três horários de madrugada, o que pode ser estendido conforme a demanda. Agora a impressão do bilhete também é dada ao usuário no momento da compra, o que dá mais transparência ao processo. Também há o compromisso de colocar em operação uma embarcação maior, compromisso de colocar uma embarcação maior à disposição da população, diminuindo filas e compromisso em obras nos trapiches de atracação tanto no Continente quanto na Ilha.