Implantação do Tarifa Zero é tema de reunião em Matinhos e Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 09/03/2022 às 13h16 Atualizado 17/02/2024 às 03h20

Além de Paranaguá, o município de Matinhos também pretende colocar em prática o projeto Tarifa Zero no serviço de transporte público. O benefício está previsto para iniciar no segundo semestre de 2022, segundo informado pelo prefeito José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, nesta terça-feira (8), em reunião com os vereadores catarinenses Afrânio Boppré (PSOL), de Florianópolis e Jean Ricardo (PSB), de Garopaba.

A cidade ainda não dispõe de uma frota de ônibus que atenda a população interessada em se deslocar pela região. O processo licitatório acontecerá no dia 14 de março para a escolha de uma empresa que ficará responsável pela administração do serviço.

Com base na Lei nº 2.276/2021, uma Parceria Público-privada (PPP) será instituída como forma de custear as passagens a partir da venda de espaços publicitários. De acordo com informações do Executivo Municipal, ao todo, 15 veículos coletivos devem rodar das 7h às 23h.

Participaram do encontro, ainda, o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Castro e Souza e o diretor de Infraestrutura de Garopaba, Gian Carlos Antunes.

Passaram por Paranaguá

A fim de implantar o mesmo projeto nas cidades de Santa Catarina, a comitiva constituída por representantes legislativos e secretários municipais, também visitou a Cidade Mãe do Paraná, na última segunda-feira (7). As conversas tiveram o intuito de entender como funcionará o serviço que isenta a população de custear as passagens do transporte coletivo.

“Em Santa Catarina não temos nenhum município com tarifa-zero. O que eu considero como algo fundamental, porque o transporte coletivo precisa de uma revolução no Brasil. E essa integração entre municípios é o caminho para isso acontecer”, disse o vereador Afrânio Boppré (PSOL).

*Com informações da prefeitura de Paranaguá e Matinhos