Inaugurada duas vezes e, mais uma vez, sucateada, obra comemora 14 anos sem uso


Por Redação JB Litoral Publicado 08/07/2015 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h07

A falta de compromisso com o dinheiro público pelas gestões municipais têm sido flagrante desde 2001, quando a obra foi inaugurada pela primeira vez.

Obra construída através de um convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado dos Transportes, inaugurada na gestão do ex-governador Jaime Lerner (DEM) e do ex-prefeito Mário Manoel das Dores Roque (PMDB), em 2001 e reinaugurada em 2012, pelo ex-prefeito José Baka Filho (PDT), o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Paranaguá, até hoje, jamais foi usado efetivamente.

Em maio de 2010, diante do total abandono do prédio, completamente saqueado, depois de seis anos de total irresponsabilidade da gestão da época com este patrimônio público, o JB denunciou esta situação, em razão da ação efetiva e constante de vândalos, ladrões, moradores de rua, prostitutas e viciados que transformaram o imóvel num mocó.

Apesar de sua localização privilegiada (Aeroparque) e estrutura feita em dois pisos, o furto de enormes telhas, material hidráulico, elétrico e sanitários ocorreu sem que nenhuma providência fosse feita pela prefeitura, para conter os prejuízos ao erário.

Na época, a reportagem do JB esteve no prédio e observou o estado precário da estrutura interna e externa com paredes, canos, pias e vasos quebrados, portas e telhas de ferro furtadas, piso repleto de fezes, sujeiras, camisinhas e latas de refrigerantes amassadas furadas (indícios de consumo de crack).

O imóvel chegou a ser recuperado em 2011 com recursos próprios dos empresários Rafael Giareta Fangueiro do Aero Parking e Valdir Miguel da Silva, da Equipe Águia Clube de Ultraleve de Paranaguá, por conta de uma parceria com a prefeitura, que resultou na concessão do Termo de Permissão de uso de Bem Público nº 24003/2010.

Pela parceria, os empresários restauraram o prédio sucateado e ganharam um espaço para construção de um hangar para guardar suas aeronaves e assegurar condições de uso do aeroporto.

Reinaugurado por José Baka Filho antes de encerrar seu segundo mandato em 2012, as novas instalações do Terminal de Passageiros do Aeroporto continuaram não sendo usadas pela gestão atual desde 2013.

Sucateado e vandalizado novamente

Na semana passada, a reportagem do JB esteve no Terminal de Passageiros no Aeroparque e se deparou com a mesma situação de uma década atrás. O prédio se encontra sucateado e vandalizado com portas, janelas, sanitários, encanamentos e fiações elétricas completamente danificadas.

O rompimento de canos do sistema hidráulico gerou vazamento de água no prédio e o uso por desocupados resultou em incêndio em seu interior, além de sujeira em todos os cômodos, inclusive com fezes humanas. Mais uma vez, o desperdício dos recursos gastos pelos empresários é flagrante e a prefeitura até hoje não explica o motivo pelo qual não utilizou o prédio nas duas vezes em que ele foi inaugurado.

Em janeiro do ano passado, o JB trouxe à tona esta situação e questionou novamente a prefeitura. Sem responder as indagações, na época, a extinta Secretaria de Comunicação limitou-se a replicar informações já repassadas em edições anteriores do JB sobre a reforma e os seus empreendedores.