Investidores do Shopping Ilha do Mel apresentam projeto do empreendimento


Por Redação JB Litoral Publicado 13/10/2014 às 13h11 Atualizado 14/02/2024 às 03h24

Paranaguá vai receber o primeiro shopping da cidade e do litoral do Paraná. O shopping Ilha do Mel será construído no entroncamento da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto com a PR-407 (ligação com as praias), na entrada da cidade, no terreno onde hoje funciona o Complexo Esportivo Olímpio Possas. O projeto oficial, que está em fase de conclusão, foi apresentado na tarde desta sexta-feira (10) em entrevista coletiva à imprensa com a presença dos empresários responsáveis pelo investimento e do prefeito Edison Kersten.

O Shopping Ilha do Mel terá 54 mil metros quadrados de área construída, 200 lojas, 5 salas de cinema, completa Praça de Alimentação, Pista de Patinação e estacionamento com 1.000 vagas. O investimento previsto para a construção do empreendimento é de R$ 60 milhões. O shopping pertence ao Grupo DMF e Parati em parceria com a Família Possas (dona do terreno onde se instalará o shopping).

De acordo com Dirceu Pastre, engenheiro e um dos proprietários do Shopping, as obras devem começar até março de 2015, após a liberação do alvará de construção. O empreendimento deve estar concluído em meados de 2017.

Segundo explica Pastre, o Shopping Ilha do Mel tem potencial para atingir até 310 mil pessoas. “Esse número representa a população de Paranaguá e de localidades vizinhas como Pontal do Paraná, Pontal do Sul, Matinhos e as demais praias”, disse.

Segundo os empresários, as 200 lojas do shopping irão gerar um total de 1.000 empregos diretos. De acordo com eles, será dada prioridade para contratação de mão de obra local. “Não teria sentido ir buscar profissionais em outras cidades e queremos valorizar as pessoa daqui, tanto no período da construção quanto no dia a dia das lojas”, disse.

O prefeito Edison Kersten comemorou a notícia. “É um momento muito importante para nossa cidade. Representa a credibilidade nos empresários no nosso município e demonstra o potencial que nós temos. Também será um fator de desenvolvimento importante, que irá gerar emprego e renda ao município”, disse.

O prefeito ainda ressaltou a localização do Shopping. “Toda a região dos bairros do entorno da PR-407 ficou abandonada durante anos. Estamos investindo fortemente naquela área, justamente para atrair o interesse dos empresários, trazendo mais desenvolvimento e qualidade de vida. Recentemente, fizemos a repavimentação da Bento Munhoz da Rocha e de outras ruas do bairro. Negociamos e conseguimos que a Ecovia antecipasse as obras de duplicação da PR-407, inclusive com a construção de um viaduto bem próximo ao shopping. Todo esse investimento demonstra o cuidado com uma área que ficou relegada em gestões anteriores”, salientou.

Lojas

Já estão garantidas, segundo confirmou o empresário Dirceu Pastre, a vinda de lojas de grandes marcas, chamadas de “lojas-âncora”. No setor de vestuário, as redes internacionais Renner e Riachuelo já confirmaram presença e reservaram os maiores espaços do empreendimento. O empresário ressaltou, ainda, que muitas marcas pedem sigilo no período de negociação, mas que há uma boa lista de empresas cadastradas interessadas em aderir ao projeto.

Sobre a negociação com o empresariado local, os donos do Shopping já realizaram uma reunião na Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá) e sinalizaram a intenção de dar preferência aos comerciantes da cidade que queiram participar do empreendimento.

Mercado

Segundo os empresários, o setor de shoppings certers está em expansão no País. O Brasil figura como 5º maior país em crescimento deste tipo de estabelecimento no mundo. O dado consta de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrace). A expectativa é que o setor atinja um faturamento de R$ 130 bilhões até o final deste ano.