Jairton Rocha, o eterno coxa-branca, recebe homenagem na Alep


Por Amanda Batista Publicado 14/11/2023 às 19h21 Atualizado 19/02/2024 às 04h44
Torcedor coxa-branca recebeu homenagem na segunda-feira (13). Foto: Arquivo pessoal.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) prestou uma emocionante homenagem a Jairton da Rocha, o eterno coxa-branca, símbolo do Coritiba Foot Ball Club, na sessão de segunda-feira (13).

Nascido em Guaratuba, o torcedor de 55 anos foi diagnosticado com distrofia muscular aos 13 anos, mas sua paixão pelo futebol superou as limitações físicas e geográficas, que nunca o impediram de estar presente nas arquibancadas para acompanhar o time do coração.

Ao JB Litoral, o eterno coxa-branca falou sobre a alegria de conhecer a Casa de Leis pela primeira vez e agradeceu aos deputados pela menção. “Jamais imaginava, nem nos meus melhores sonhos, que um dia seria homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná, pois sei que esse privilégio é para poucos”, confessa.

O reconhecimento da importância do Seu Jairton foi além da homenagem. Enquanto a sessão não começava, ele aguardou no salão nobre, frequentado por figuras do alto escalão do Estado. “O tratamento lá foi maravilhoso. Cheguei uma hora e meia antes de começar a sessão no plenário, e eles me colocaram no salão nobre. Até o momento de começarem a homenagem, muitos vieram me cumprimentar e eu me senti muito feliz com esse reconhecimento”, acrescenta o torcedor.

Torcedor, ao lado da esposa Solange, esperou por menção honrosa no salão da Alep. Foto: Arquivo pessoal.

Voto de louvor

A homenagem foi prestada pelo deputado Thiago Bührer (União), presidente da Comissão de Esportes. Em seu discurso, o parlamentar destacou Jairton como um ícone entre as torcidas do Paraná. Em meio à violência do cenário esportivo, Bührer enalteceu o coxa-branca como um exemplo de paixão e amor ao futebol, que promove a paz e união entre os torcedores.

Hoje viemos homenagear o paranaense que tem um verdadeiro espírito esportivo e merece um voto de louvor desta Casa de Leis. A paixão dele pelo esporte foi reconhecida por diversos times, como o Atlético Paranaense e o Grêmio, que o receberam em seus estádios para que pudesse acompanhar os jogos. Ele sempre foi recebido por torcedores com alegria e entusiasmo e sua história inspiradora demonstra o poder do amor pelo futebol”, destacou o parlamentar.

História de inspiração

Desde 2011, Jairton acompanhou mais de uma centena de jogos do Coxa dentro e fora de Curitiba. A condição imposta pela perda dos movimentos o deixou preso a um leito, mas ela não o impediu de viver uma vida plena, construir uma família e passar o legado de paixão pelo time para seus três filhos, Maikelly, Jairton Júnior e Igor do Rosário. Hoje, graças ao apoio da esposa Solange (52), com quem é casado há 33 anos, ele acompanha os jogos dentro e fora do estado.