Janete deixa Funserv para assumir Sismup em novo desafio em defesa do servidor


Por Redação JB Litoral Publicado 04/07/2018 às 11h35 Atualizado 15/02/2024 às 03h48

Acostumada a grandes batalhas, talvez pelo fato de ter nascido no dia da assinatura do Tratado de Paz de Versalhes, entre as potências aliadas e a Alemanha, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, em 1919, a funcionária de carreira e líder por natureza, Janete Isabel dos Passos, assume novo desafio em defesa do funcionalismo municipal, desta vez, como presidente do Sindicato dos Servidores Municipal de Paranaguá – Sismup.

Com duas décadas de serviços prestados a Prefeitura de Paranaguá completada em janeiro deste ano, Janete Isabel Passos se tornou uma servidora emblemática, no que diz respeito ao trabalho em favor do servidor, quer como Secretária de Administração, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e até na busca de uma cadeira no Legislativo.

Filha da saudosa Maria Preciosa, uma cozinheira de mão cheia que também atuou no serviço público e de Fernando, falecido quando ela ainda era um bebê, Janete passou pelos bancos escolares das escolas Guairá e Castelo Branco, do Instituto de Educação e da Facinter no curso de Gestão Pública.

Atual vice-presidente da Funserv na gestão de Patrícia Rosina Marcelino, que foi sua vice-presidente, na segunda-feira, 02, numa disputa acirrada com o presidente Rogério José Lisboa, ela saiu vitoriosa por 11 votos, na eleição para presidente do Sismup.
No final da apuração, os números deram 126 votos para Janete contra 115 para Rogerinho, tendo ainda quatro votos brancos e dois votos nulos contabilizando 241 votos, dos 422 aptos para votar de um total de 700 associados.

Com uma vida dedicada aos servidores municipais, Janete Passos, além de integrar a CIPA, presidir por dois mandatos a Funserv e assumir a Secretaria Municipal de Administração na gestão do prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB), ela consegue a façanha de se eleger para comandar a entidade máxima dos servidores públicos, que contém cerca de 700 dos 5.275 trabalhadores.