José Carlos de Abreu deixa o comando da 1ª Regional de Saúde


Por Diogo Monteiro Publicado 31/08/2021 às 15h36 Atualizado 16/02/2024 às 11h54

Após cinco anos e seis meses à frente da 1ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, chegou ao fim o comando de José Carlos de Abreu na unidade que coordena as sete cidades do litoral paranaense. A mudança ocorre a pedido do secretário Estadual de Saúde Beto Preto, que convidou Abreu a assumir a Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que é uma instância de negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito estadual, sendo constituída por representantes dos gestores municipais e do gestor Estadual.

Em entrevista exclusiva ao JB Litoral, José Carlos de Abreu agradeceu o apoio da imprensa e da população enquanto esteve a frente da 1º Regional de Saúde. “Já saio com saudades no coração, já que fiz bons amigos e estávamos vivendo em uma grande harmonia com a cidade. Mas eu sou profissional da Secretaria de Saúde e essa condição concedida pelo secretario me favoreceu e eu não podia perder esse momento”, destacou Abreu.

Ele ainda adiantou que estará na coordenação da Operação Verão, programada para o mês de dezembro nas praias, mantendo sua proximidade com a região. “Eu vou manter alguns vínculos com o litoral, já que estarei na coordenação da Operação Verão e nessa condição de secretário executivo vou estar acompanhando e divulgando a política de saúde nos 399 municípios do estado”, finalizou o ex-diretor.

A nomeação do novo(a) diretor da 1ª Regional de Saúde ainda não foi informada através da Comunicação Social do Governo do Estado do Paraná.

Quem é José Carlos de Abreu

José Carlos de Abreu é farmacêutico químico, especialista em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), e em Gestão de Sistema de Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fez cursos de formação em Epidemiologia, pela Universidade de Tóquio, no Japão, e de mestrado em Política Pública, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Já foi Secretário Municipal da Saúde em Almirante Tamandaré; diretor por duas vezes da 2ª Regional de Saúde, área que compreende Curitiba e a Região Metropolitana, diretor da Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná); conselheiro municipal e estadual de Saúde e conselheiro estadual de Direitos Humanos. Como chefe da Regional do litoral, assumiu em 2016 quando substituiu Hilda Nagafuti, seu tempo no cargo foi de 5 anos e 6 meses.