Litoral do Paraná passou por “boom” de vendas de imóveis


Por Publicado 12/11/2021 às 02h07 Atualizado 16/02/2024 às 19h04

A pandemia do Covid-19 atingiu o litoral paranaense de forma diferente das demais regiões do Brasil. Ao contrário de outras localidades que viram os mercados frearem de forma agressiva devido à diminuição do consumo e a queda da produtividade, os imóveis das cidades praianas cresceram consideravelmente em vendas, explicam analistas.

Por outro lado, como há o aumento da venda de casas e terrenos, os veranistas que buscam alugar um ambiente para a temporada de verão – que promete ser a maior em muitos anos devido ao grande retorno econômico e social que o momento deve causar -, não conseguem encontrar com facilidades espaços que os recebem para as datas festivas.

Analistas também acreditam que os imóveis que estão disponíveis para locação, também tiveram aumento considerável no preço, já que a demanda tem sido maior do que a oferta e também por outras questões financeiras que impactam diariamente na rotina do brasileiro.

Mesmo com uma retomada mais lenta, uma inflação alta e a diminuição do poder de compra do trabalhador, os domicílios para alugueis no feriado do Dia da Proclamação da República, que será na próxima segunda-feira (15) e as festividades de final de ano estão com poucas vagas abertas para turistas. Tal situação confirma que este verão deve ser de praias lotadas, vendas em alta e dinheiro girando entre Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além de pontos históricos como Morretes e Antonina.

Acreditando muito no aumento de turistas nos próximos dias, já há campanhas em cidades para garantir que o comércio se beneficie das oportunidades que surgirão, como a Aciapar que está realizando sorteios de carro e motos para garantir maior retomada econômica em Pontal do Paraná e também por parte da gestão municipal que começou a organizar ações do verão em reunião com comerciantes.