Mais 3 mortes por H3N2 são registradas em Paranaguá


Por Publicado 19/01/2022 às 16h51 Atualizado 17/02/2024 às 00h06

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na noite da última terça-feira (18) mais 3 óbitos por infecção da gripe H3N2, em Paranaguá. Ao todo foram 28 mortes relatadas no estado.

A situação é considerada preocupante porque enquanto os índices da letalidade da Covid-19 seguem caindo, as mortes pela nova variante da gripe estão fazendo novas vítimas aos poucos na maior cidade do litoral.

Na última semana o Paraná decretou situação de epidemia de H3N2 porque já não é possível saber a origem do vírus e também há casos espalhados por todas as regiões. “Nesta época não costumávamos registrar a circulação do vírus da Influenza de maneira tão intensa, geralmente isso ocorre no inverno. No último ano tivemos uma baixa adesão na vacinação contra a influenza e isso pode ter colaborado para o aumento da transmissão da doença”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O JB Litoral já havia divulgado que apenas 1/3 da população do município portuária havia tomado doses contra a Influenza A de janeiro de 2021 até o atual mês. Para ler o conteúdo, clique aqui.

A idade e gênero das vítimas não foram divulgadas individualmente. As informações dão conta de que os óbitos ocorreram de 30 de dezembro até 18 de janeiro.

Contamos com o apoio das equipes para fazer essa vacina chegar até o braço do povo. Mesmo que seja da campanha passada, a imunização contra a gripe protege da maioria dos vírus circulantes e aumenta a imunidade contra a doença”, acrescentou o secretário.