MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO – Compradas com recursos federais 450 TV’s estão no depósito da prefeitura


Por Redação JB Litoral Publicado 14/02/2015 às 18h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h56

Um denúncia anônima feita ao JB resultou num flagrante da falta de descaso com o dinheiro públicofeito no barracão utilizado como depósito da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDI). Produtos recém-comprados e 450 aparelhos de TV de 47 polegadas que deveriam estar instalados nas escolas estão estocados, sem vigilância e proteção desde 2013. Segundo a denúncia, os aparelhos foram comprados nesta gestão para uso imediato e até agora não foram instaladas.

Após denúncia, a reportagem do JB, acompanhada dos vereadores Adalberto Araújo (PSB) e Adriano Ramos (SDD), foi até o local conferir de perto esta situação. Foram encontrados cadernos embalados, carteiras amontoadas e algumas em bom estado jogadas no mato, ao lado de fora do barracão. Até um ônibus a reportagem encontrou abandonado e tomado pelo matagal.Para encontrar os aparelhos televisores os vereadores precisaram retirar algumas caixas que escondiam os aparelhos eletrônicos.

Para o vereador Adalberto, “a fiscalização surpresa confirma alguns dos problemas que se repetem nas mais diferentes secretarias municipais, dentre as quais, a falta de planejamento e mau uso do orçamento da educação”, declarou ele.

Se não era para uso imediato das televisões, se a própria administração reconhece que não há segurança nas escolas, porque comprar os aparelhos?”, questiona, Adalberto Araujo

Além do armazenamento dos aparelhos de TV, os vereadores encontraram outros problemas, como a falta de segurança e as condições de trabalhos dos funcionários. Em um dia de calor insuportável, o barracão conta com apenas um ventilador, além da falta de uniforme e água para os funcionários, que precisamfazer a famosa “vaquinha” para poder comprá-la. “A impressão que eu tenho é que a atual gestão está desempenhada para conseguir ser pior que a do prefeito anterior, o que até pouco tempo a gente julgava ser impossível”, ironizou.

Durante 50 minutos, o JB permaneceu no local e descobriu que o monitoramento é feito pelos próprios funcionários, que trabalham até às 18horas. “Fora isso, ainda, encontrarmos carteiras em bom estado jogados em um matagal que se formou dentro do terreno. Isso aqui é um total absurdo”, salientou o vereador Adriano

Após esse horário ninguém cuida do barracão. Ninguém monitora, não tem alarmes, fica abandonado a mercê dos bandidos. Isso é um descaso com o patrimônio público, disse, Adriano Ramos.

O que diz a Prefeitura

De acordo com nota enviada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura ao JB, “a aquisição foi através de Processo Licitatório – Pregão Presencial nº 98/2013. Os recursos foram provenientes das Fontes 103, 104 e 107, destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, do Ministério da Educação.

Na ocasião, foram entregues 550 televisores (um para cada sala de aula), e ainda encontram-se aproximadamente 450 televisores no Almoxarifado. Promovemos a entrega desses equipamentos às escolas que possuem segurança por meio de grades e câmeras de monitoramento. Nesse primeiro momento estão prevista a entrega de mais 126 equipamentos em 13 unidades escolares da rede municipal as quais foram recentemente providas de alarmes e câmeras de monitoramento, o que vai reduzir o número de 450 para 324, o número de TVs aguardando entrega”. Ainda, segundo a nota, “os referidos equipamentos tecnológicos serão utilizados nas salas de aula para suporte pedagógico e enriquecimento das aulas ministradas. É uma televisão por sala”, diz, Sobre porque os televisores estavam sendo mantidos no barracão e até agora não haviam sido instaladas, a Prefeitura diz, que aguarda o início do ano letivo e aguardando a instalação, pela Semedi de grades nos estabelecimentos de ensino que ainda não o possuem. Esta ação será efetivada através da empresa responsável pela manutenção dos próprios, sendo que o setor de manutenção da Semedi está concluindo as primeiras planilhas onde esta ação será contemplada.

 

 

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…