Menino de 1 ano engasgado com saliva é salvo por policiais militares em Praia de Leste


Por Redação Publicado 22/12/2021 às 21h45 Atualizado 16/02/2024 às 22h12

A ação rápida de policiais militares salvou a vida de um menino de 1 ano e 4 meses, que engasgou com a própria saliva no início da tarde desta quarta-feira, 22, na cidade Pontal do Paraná. A mãe levou o menor até a porta do Pelotão da PM, desfalecido e apresentando os lábios na cor roxa, relatando que ele estava engasgado a mais de 15 minutos.

De imediato os policiais que se encontravam no local deram início ao procedimento para desengasgar a criança, através da manobra de Heimlich e a técnica de tapotagem. Após alguns segundos, o menino já apresentou sinais de melhora, sendo, então, realizada a desobstrução das vias aéreas que estavam congestionadas com muita secreção.

Após a pequena recuperação do menino, os policiais o levaram para o pronto atendimento de Praia de Leste, onde o médico de plantão constatou que a criança teve uma convulsão e aspirou a saliva, que causou um engasgamento.

O pronto atendimento dos militares foi crucial no salvamento do menino, o qual, após passado algum tempo, já na unidade de saúde apresentou melhora significativa no seu quadro clínico, porém, ainda inspirando cuidados.

Participaram do salvamento os soldados Daisy, Adriano, Patrick e Heraldo, além do sargento Eleanderson.

HEIMLICH E TAPOTAGEM

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. A manobra consiste na utilização das mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A tapotagem é um método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos, em forma de concha, no tórax ou costas da criança. Ela auxilia no deslocamento das secreções aderidas na parede brônquica e deve ser aplicada entre três e dez minutos.