Ministro do Turismo garante apoio às Ilhas Turísticas Brasileiras


Por Redação JB Litoral Publicado 24/07/2015 às 09h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h53

O ministro do Turismo, Henrique Alves, confirmou o apoio do Ministério do Turismo (MTur) à Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) e sugeriu que seja lançado o produto “Ilhas Turísticas Brasileiras” ainda neste ano, com divulgação nacional e internacional. O apoio do Mtur foi uma das reivindicações da Abitur levadas ao ministro pelos representantes da entidade.

O prefeito Edison Kersten, que é presidente de honra da Abitur, esteve em Brasília, juntamente com uma comitiva, para participar do encontro.
Atualmente, compõem a Abitur a Ilha do Mel (Paranaguá foi fundadora da entidade), Ilhabela (SP), Ilha Grande (RJ), Marajó (PA) e Fernando de Noronha (PE).

“Transformar nossas ilhas em um produto turístico acessível para turistas é um grande diferencial para o Brasil. Temos mais de oito mil quilômetros de costa litorânea, estamos em primeiro lugar no ranking do Fórum Econômico Mundial no quesito recursos naturais, mas temos que conseguir explorar de forma sustentável todo esse potencial”, afirmou o ministro.

Outro pleito da Abitur é a participação no Conselho Nacional de Turismo, desejo também expressado ao ministro Henrique Alves.

O prefeito Edison Kersten ressaltou a receptividade do ministério e a importância da entidade. “São ilhas que, somadas, representam grandes atrativos turísticos de nosso País. Juntas, elas têm mais condições de desenvolver-se e encontrar soluções comuns que incentivem o turismo sustentável. O ministro foi extremamente solícito e se mostrou muito aberto às nossas reivindicações”, salientou.

Para o presidente da Abitur, Rafael Guttierres Júnior, a consolidação desse segmento é de extrema importância para o turismo brasileiro. “Temos verdadeiros paraísos naturais, mas é preciso estruturar a visitação, com consciência ambiental e sustentabilidade. A ideia de nossa entidade é atender às necessidades desses destinos, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”.