Morro do Cristo em Guaratuba será palco de Festival de Projeção


Por Marinna Prota Publicado 23/07/2021 às 12h21 Atualizado 16/02/2024 às 08h05
guaratuba festival

Os guaratubanos vão poder ter uma experiência diferente no final de julho. Está marcado para o dia 31 o primeiro Festival de Projeção Mapeada do Paraná. Com curtas metragens, fotos e outros elementos, os organizadores vão utilizar como base o Morro do Cristo, um dos principais cartões postais da cidade de Guaratuba. As projeções serão reproduzidas na antiga caixa d’ água.

Em entrevista ao JB Litoral, o idealizador do evento, Manolo Fraga, explicou como surgiu a ideia de promover algo tão diferente para a região. “A ideia de fazer um festival de Projeção Mapeada no Paraná já é um desejo antigo, de alguns anos, que compartilho com um grupo de amigos e amigas que trabalham comigo nesta área. Moro em Guaratuba, e costumo criar intervenções com projeções visuais na natureza, aqui pela cidade. Assim, projetando e fotografando na região do Morro do Cristo, percebi o grande potencial que o local tem para este tipo de proposta com projeções e instalações visuais”, contou Manolo.

Com o local definido, ele pensou em transformar a ideia em realidade e trazer a projeção mapeada para o alcance de toda a população. “Decidi de certa forma “compartilhar” esta localização privilegiada e organizar esta chamada aberta, em que qualquer artista visual pode enviar seu trabalho para projetarmos na fachada do antigo reservatório d’ água do Morro do Cristo, através do Festival Guará Mapping“, explicou.

Com as obras recebidas até o dia 23 de julho, os organizadores farão uma seleção e as melhores, além de ganharem prêmios, vão ser exibidas no local. “É um Festival aberto a artistas de todo mundo, que conta com jurados pioneiros neste tipo de trabalho, envolvidos por exemplo com as projeções de Abertura das Olimpíadas Rio 2016. Contamos também com o apoio dos maiores desenvolvedores de Software feitos para Projeção Mapeada, que estão fornecendo seus programas para a premiação do Festival que já conta com mais de R$ 50.000 em prêmios”, destacou Manolo.

Por conta das restrições pandêmicas, os guaratubanos podem acompanhar esta primeira edição do Festival através da Internet, no dia 31 de Julho, as 20 horas, nos canais do festival no Twitch e Youtube.

“Esperamos realizar nas próximas edições um grande evento presencial, contando com a participação de moradores e turistas durante a exibição das projeções”, concluiu.