Motorista de caminhão é preso pela PM por simular o próprio sequestro


Por Redação JB Litoral Publicado 18/05/2021 às 21h02 Atualizado 16/02/2024 às 02h36

Na segunda-feira, 17, policiais militares do 9º BPM se dirigiram até o município de Palmeira, localizado na microrregião de Ponta Grossa, para dar continuidade a uma diligência que resultou na prisão de um motorista de caminhão acusado de simular o roubo do veículo e o próprio sequestro em Paranaguá. A ação foi realizada em conjunto com equipes do 28º BPM.

O início da operação foi uma denúncia anônima, repassada para a PM de Paranaguá, cujo teor dava conta de que um motorista de caminhão chegaria, no dia 17, em Palmeira, distante 70 km de Curitiba, e informaria à polícia local, via 190, que havia sido vítima de roubo, um dia antes, na região portuária da cidade do litoral.

Segundo a delação, o profissional do volante, em conluio com outros criminosos, encenaria a expropriação do bitrem (cavalo mecânico com dois semirreboques) com o qual trabalhava, seguido de um sequestro cujo cárcere privado terminaria somente em Palmeira.

Às 13h10 o telefone de emergência da 3ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar tocou e a denúncia foi confirmada. Na linha, o solicitante relatou que às 21 horas do dia 16 foi vítima de roubo na cidade de Paranaguá.

O homem informou que na ação os criminosos, além de subtraírem o seu caminhão, também o mantiveram em cárcere privado, liberando-o somente no município de Palmeira.

Uma equipe da PM foi enviada para buscar o solicitante e encaminhá-lo até a sede da Companhia. No local, indagado, e vendo que os militares já tinham conhecimento da fraude, o caminhoneiro passou a informar que de fato havia facilitado o furto do veículo e simulado o próprio sequestro.

O motorista ainda confessou que receberia R$ 20 mil para deixar o caminhão com os criminosos e encenar toda a situação. Diante dos fatos, o suspeito, identificado como Rosalvo Brek, de 44 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a 40ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Palmeira, a fim de ser colocado à disposição da Justiça.

O veículo foi recuperado, abandonado, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.