Municípios praianos são os únicos a atingir mais de 90% da população com duas doses


Por Publicado 16/03/2022 às 17h36 Atualizado 17/02/2024 às 03h59
Anacleto é residente em Ponta Grossa e comemorou poder tomar a vacina em Paranaguá.

Com a definição pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) de que o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em todos os ambientes público, as cidades do Litoral devem começar a se mobilizar para acompanhar a decisão estadual.

Mas, com a possibilidade de uma nova pressão nos hospitais devido às medidas de flexibilização, o JB Litoral apurou que, se depender do alto índice vacinal, os municípios praianos são os mais assegurados, já que as três cidades atingiram 90% dos moradores vacinados.

Em média, toda a região superou o índice paranaense de população vacinada, mas, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba estão entre as que mais protegeram os munícipes, se comparado com as outras 396 localidades.

Confira abaixo o índice vacinal da população de cada cidade litorânea, levando em conta a vacinação completa (D2 + DU):

  • Pontal do Paraná: 111%;
  • Matinhos: 104%;
  • Guaratuba: 96%;
  • Paranaguá: 84%;
  • Morretes: 82%;
  • Antonina: 81%; e
  • Guaraqueçaba: 68%.

Os índices vacinais acima de 100% ocorrem porque o parâmetro populacional é calculado conforme estimativa projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. Os dados são diferentes do que pode ser a realidade porque o governo federal não realizou Censo em 2020, pesquisa que definiria o número exato de quantas pessoas moram em cada município.

A cidade de Guaraqueçaba é a que menos vacinou proporcionalmente a população, mas, segundo informações da pasta da Saúde local, 95% das pessoas aptas a se imunizar por lá já tomaram as doses. Os outros 5% não aceitaram a proteção. Portanto, mesmo tendo um índice menor no Vacinômetro do Paraná, a cidade também já atingiu 3/4 da população protegida.

De acordo com a FioCruz, três a cada quatro moradores precisam estar totalmente vacinados para que a pandemia seja considerada controlada. Ou seja, 75% da população geral precisa receber as aplicações. Por esse dado, os sete municípios já atingiram o valor necessário para retomar a normalidade após 2 anos de restrições e cuidados.