Mutirão de limpeza chegará à Ilha dos Valadares; além de coletar resíduos dos manguezais, ação promoverá educação ambiental no Mar de Lá


Por Flávia Barros Publicado 07/06/2022 às 11h54 Atualizado 17/02/2024 às 10h04

O Brasil é o segundo país no mundo em extensão de mangues, com aproximadamente 14.000 km² ao longo de quase todo o litoral, desde o Amapá até Santa Catarina. Esses ‘tesouros’, verdadeiras riquezas biológicas, são berçários de diversas espécies, além de serem importantes para amenizar o efeito estufa, pois “sequestram” óxido de carbono da atmosfera e, também, são barreiras naturais contra a erosão, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Parte desse tesouro está bem aqui, na Ilha dos Valadares, e receberá um mutirão de limpeza no próximo dia 15.

PEDIDO DOS MORADORES E FREQUENTADORES


O mutirão está inserido no Programa de Monitoramento de Manguezais, da Portos do Paraná, especificamente no subprograma de Conscientização sobre a Importância dos Manguezais. Segundo a analista portuária e bióloga. de Meio Ambiente da Portos, Jaqueline Dittrich, o programa realiza a limpeza periódica de áreas de manguezais em Paranaguá e Antonina, além de ações de conscientização sobre a relevância ecológica desses ecossistemas. Em conversa com o JB Litoral, Jaqueline diz que “a ação de limpeza do Mar de Lá originou-se de uma solicitação de moradores locais e de pessoas que frequentam a região, pois tem uma beleza natural, sendo utilizada pela população como área de lazer, porém também é usado para a disposição irregular de resíduos e entulhos. Dessa forma, a Portos do Paraná iniciou um diálogo com diversos atores e parceiros para organizar o mutirão de limpeza na região e atender a essa solicitação da comunidade local, procurando conscientizar moradores e visitantes”, disse Jaqueline Dittrich.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

De acordo com a Portos do Paraná, os grandes mutirões ocorrem duas vezes ao ano e são abertos a quem se interessar em participar, com foco principal nos moradores das regiões onde estão localizadas as áreas de manguezal. No último mutirão, realizado em Antonina, foi coletado cerca de uma tonelada de resíduos. “Temos uma boa expectativa em relação a esse mutirão na Ilha dos Valadares, devido a quantidade de parceiros envolvidos. Esperamos que a comunidade local se envolva também. Além disso, contaremos com a participação de alunos de colégios da região, que farão uma atividade artística e assistirão a uma peça de teatro sobre os manguezais”, explicou Jaqueline Dittrich ao JB Litoral.


TRABALHO CONJUNTO


As atividades de educação ambiental durante o mutirão de limpeza dos manguezais dos Valadares serão feitas pela Portos do Paraná, em conjunto com a Cia Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá, promovendo a conscientização sobre a separação de resíduos e a destinação correta que eles devem ter. Haverá, ainda, uma apresentação sobre compostagem caseira.

SERVIÇO

9h – Início das atividades de arte nos muros com a Pguá Mais Cores e alunos do grêmio

13h30 – Saída da Paraná Hoe, orla de Paranaguá

14h – Concentração

14h20 – Abertura – Falas da Portos do Paraná, Prefeitura, Cia Ambiental e Ilha

16h – Teatro de Fantoches “O Véio, o Burro e o Manguezal”, com o artista Rogério

17h – Encerramento do Mutirão

18h – Baile de Fandango

21h – Encerramento do evento

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…