Nas comemorações, Porto homenageia cidade e ex-funcionários


Por Redação JB Litoral Publicado 17/03/2015 às 16h36 Atualizado 14/02/2024 às 06h38

Um apito naval sincronizado foi emitido por todos os navios que estavam atracados no Porto de Paranaguá nesta terça-feira (17), às 11h37, exatamente no mesmo horário em que o Porto foi inaugurado em 1935. A solenidade deu início às comemorações dos 80 anos do Porto de Paranaguá, organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O evento foi marcado pelas inaugurações de dois novos carregadores de navios e homenagens a ex-funcionários do Porto.

“Os trabalhadores portuários possuem uma importância histórica para o desenvolvimento econômico, político e social dos países. Aqui em Paranaguá, a dedicação dos portuários, somada aos investimentos em melhorias e infraestrutura, foi e será fundamental para que o Paraná mantenha a sua posição de vanguarda”, disse o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O engenheiro Kozo Kawata, funcionário por quatro décadas, foi um dos funcionários homenageados na cerimônia. Ele participou do processo de instalação dos primeiros carregadores de navios do Corredor de Exportação, na década de 70, e foi um dos responsáveis pelo projeto de troca dos novos shiploaders.

“Dediquei a maior parte da minha vida ao Porto. É muito emocionante receber uma homenagem como esta”, afirma,Kozo Kawata.

REFERÊNCIA – Ao longo destas oito décadas, o porto reafirmou a sua posição de referência em produtividade no mercado mundial.

Entre os portos brasileiros, o de Paranaguá é o 1º em exportação de farelo de soja e óleo vegetal, é o 2º em exportação de açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool, veículos; o 3º em exportação de congelados, soja e madeira. Em importação, o Porto de Paranaguá é o 1º em importação de fertilizantes, o 2º em importação de pasta e outros produtos químicos e o 3º porto do país em importação de granéis sólidos, máquinas, peças e equipamentos.

Desde a inauguração, o Porto de Paranaguá aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas. Passou de 91 mil toneladas, em 1935, para 45,5 milhões em 2014.

COMO COMEÇOU – A história do Porto de Paranaguá remonta ao século XVII, quando era apenas um atracadouro particular. Foi apenas no início do século XX, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração do Porto, que naquela época estava situada na Rua da Praia, em Paranaguá.

Foi então no dia 17 de março de 1935 que o novo porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até os dias de hoje. O cais tinha apenas 400 metros e a profundidade do calado era de cinco metros.

Ano a ano, as melhorias e ampliações foram sendo realizadas, que foi se adaptando às mudanças econômicas. Na década de 50, o cais teve duas ampliações para dar conta da exportação de madeira. Na década seguinte, o café foi o principal produto movimentado em Paranaguá e, em 1965, conquistou o título de “Maior Exportador de Café do Mundo”, quando atingiu a marca de 6 milhões de sacas embarcadas.

Na década de 70, o Porto de Paranaguá começou a assumir a sua principal vocação que se mantém até os dias de hoje: a exportação de grãos. A mola propulsora disso foi a inauguração do Corredor de Exportação, em 1973. Nesse mesmo ano, iniciaram-se os estudos para a construção de um canal artificial de acesso ao porto – o Canal da Galheta, que permitiu receber navios com até 10 metros de calado e mais de 50 mil toneladas de carga. Nesta época, o Porto de Paranaguá já movimentava mais de 5,5 milhões de toneladas em cargas gerais.

Nas décadas seguintes, o porto consolidou a sua aptidão exportadora e passou a ser a principal porta de saída da produção do Sul e Centro-Oeste. Nos anos 90, a movimentação ultrapassou as 21 milhões de toneladas.

O novo salto de produtividade aconteceu a partir de 2011. Em quatro anos, o porto viu sua movimentação aumentar cerca de 20%, de 38 milhões de toneladas para 45,5 milhões de toneladas.

Para o prefeito de Paranaguá, Edson Kersten, os avanços alcançados pelo Porto de Paranaguá nos últimos anos são evidentes e impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade. “O Porto desenvolveu muito e tem sido parceiro da cidade de Paranaguá e da sua população”, afirmou o prefeito.

OBRAS E MELHORIAS – Os portos paranaenses receberam, nos últimos anos, o maior pacote de investimentos já realizado na história. São R$ 511 milhões em obras de melhoria, infraestrutura e projetos estruturantes. Entre os novos projetos estão o do Píer em T, que será construído paralelo ao cais acostável existente, com dois berços externos e outros dois berços internos para acostagem e carregamento simultâneos de quatro navios graneleiros.

Em três anos, 3 campanhas de dragagem devolveram a profundidade original aos canais de acesso e berços de atracação dos portos paranaenses. As vias de acesso ao porto e as ruas do entorno também foram recuperadas.

Com novas normas operacionais, o porto encerrou as filas de caminhões com um sistema informatizado de programação de cargas chamado Carga Online. O porto também é o único do Brasil a contar com dois pátios de triagem para os caminhões. Em 2013 o Porto de Paranaguá lançou o programa Porto no Campo, com o objetivo de aproximar a administração dos portos com o setor produtivo.

Em 2013 os portos de Paranaguá e Antonina também obtiveram a Licença Ambiental de Operação e, com isso, passou a implementar dezenas de projetos e ações na área ambiental.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de aniversário do Porto de Paranaguá, deputados estaduais, vereadores, representantes da Capitania dos Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Operadores Portuários, Sindicatos Portuários, Trabalhadores Portuários Avulsos, Receita Federal, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Ministério Público, autarquias de Governo, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Ferroeste, DER, entre outros convidados.

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