‘Natal Literário’ da Prefeitura leva cultura e leitura às ilhas e colônias do município


Por Redação JB Litoral Publicado 06/12/2015 às 03h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h13

Crianças da Ilha do Mel receberam atividades do projeto nesta sexta-feira (4). Ação já passou por várias ilhas do município. Cada criança recebe um livro infanto-juvenil dado pelo Papai-Noel.

Um dia de cultura, contação de histórias, doação de livros e visita do Papai-Noel. Essa é a proposta do Natal Literário, promovido pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Durante o mês de dezembro, equipes da biblioteca Mário Lobo percorreram as ilhas doando livros e realizando diversas atividades com as crianças das escolas municipais.

Nesta sexta-feira (4), foi a vez das praias de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, receberem o projeto. Na escola municipal do campo Nova Brasília, cerca de 20 crianças aguardam a chegada do bom velhinho. Os pequenos realizaram oficinas de confecção de artesanato e enfeites natalinos, além de receberem um livro infanto-juvenil como doação.

A gestora da biblioteca Mário Logo, Anaclete Magno, agradece aos voluntários nesta ação. Eles ajudaram tanto nos trabalhos quanto nas doações de livros. Cerca de 20 voluntários do curso de Pedagogia da Unespar acompanharam as equipes na Ilha do Mel nesta sexta-feira (4) e animaram alunos e professores com uma peça de teatro.

Nesta semana, além da Ilha do Mel, o Natal Literário já passou pelas ilhas de Amparo, Teixeira, Europinha, São Miguel e Ponta de Ubá.

Ter um dia de atividades lúdicas faz a diferença para as crianças, segundo a professora Lúcia da Silva Maia. “Eles gostam muito e nos pedem atividades como essa, então para eles é um dia muito importante. Sempre estimulamos a produção nas aulas de arte e também fizemos uma programação especial do Dia do Livro, mas ações como essa com doação de livros fortalecem mais ainda a disposição deles em ler”, ressalta.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, explica que o objetivo de projetos como esse é descentralizar as ações de cultura. “As crianças do continente têm mais facilidade para se deslocar até a biblioteca, o que as coloca mais facilmente em contato com literatura. Este projeto tem como foco levar um pouco da biblioteca até as crianças das ilhas e colônias. Mais: tem a proposta de levar atrações culturais e oficinas, além da visita do papel-noel, que é sempre muito aguardada pelas crianças”, salienta.

De acordo com dados da Fumcul, entre Ilhas e Colônias, serão mais de 300 crianças atendidas, o que também significa mais de 300 livros doados aos leitores em formação.[tabelas]O prefeito Edison Kersten finaliza explicando que a administração tem dado ênfase em projetos culturais itinerantes. “No ano passado já havíamos realizado uma ação parecida em nossas Ilhas e colônias e também nos bairros do Continente. Este ano, levamos o Natal para dentro das escolas municipais, trazendo mais atividades para nossos alunos. Nosso objetivo é dar condições e estruturas para promoção da cultura entre os alunos, inclusive vamos investir mais em projetos como esse”.

Os primos Maria Eduarda Martins Rosário, e 11 anos, e Lucas Cainan Marins Rosário, de 10, gostaram da visita. “Nós fizemos a oficina de corujinha e de bilboquê e também ganhamos o livro, porque aprendemos que a leitura é importante para quando a gente crescer”, disse Maria.O Papai-Noel não tinha ainda vindo em nossa escola e foi muito bom ter esse dia de brincadeiras com os amigos da turma”, finaliza Lucas.

O Natal Literário é uma realização da Prefeitura, por meio da Fumcul, e conta com apoio das Secretarias de Agricultura, Pesca e Abastecimento e de Educação e Ensino Integral. A equipe da Fumcul agradece, adicionalmente, as estagiárias e voluntárias da Biblioteca Mário Lobo, a professora Jucélia do Projeto Arte Brincar, a professora Beatriz do Projeto Fora das Grades e a todos os doadores de livros que foram levados para as crianças.