Nesta quinta e sexta, Paranaguá recebe programas culturais gratuitos para a família


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/10/2022 às 20h22 Atualizado 17/02/2024 às 20h30

EDITADO EM 1/11, ÀS 8h46 – O CONCERTO DA ORQUESTRA LADIES ENSEMBLE, QUE ACONTECERIA NA SEXTA-FEIRA (4), FOI CANCELADO DEVIDO AO BLOQUEIO DAS RODOVIAS PELOS CAMINHONEIROS, INFORMA A ASSESSORIA DE IMPRENSA.

Nesta semana, Paranaguá contará com dois eventos culturais gratuitos para a família. O primeiro é o espetáculo interativo de dança-música ‘Vário’, que acontece nesta quinta-feira (3), às 10h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, localizado na rua dos Jatobás, 560, Jardim Iguaçu.

A montagem propõe aproximar a arte contemporânea de adultos e crianças ao promover uma verdadeira brincadeira em cena, com a participação de uma bailarina, dois músicos e a ajuda de dispositivos que, utilizados pela plateia, criam os sons do espetáculo e os estímulos para os artistas.

De acordo com a bailarina e professora Lívea Castro, uma das idealizadoras do projeto e performer da encenação, ‘Vário’ propõe um desafio: a convivência e as relações interpessoais em dias de opiniões tão antagônicas e, ao mesmo tempo, maneiras tão múltiplas de se estar no mundo. “Na parceria com o público, vamos descobrindo como criar e conviver no espaço. A intenção é aproximar pessoas e conectar a presença plural. O espetáculo é sobre criar convívio, ampliar sentidos e multiplicar corpos. Propõe uma realidade sensível de colaboração, de corpos que se movimentam em rede. É uma estratégia movente de permanência nos espaços”, diz.

A exibição também acontecerá às 14h e, em seguida, às 15h, será realizada uma oficina gratuita e aberta ao público presente. A classificação de ‘Vário’ é livre e a primeira temporada do espetáculo foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e contou com uma série de apresentações para alunos da rede pública de ensino. Já as novas apresentações fazem parte de um projeto aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com o apoio da COPEL.

Espetáculo de dança acontece no CEU das Artes, na quinta (3). Foto: Camilla Shaw


Orquestra formada só por mulheres


No dia seguinte, sexta-feira (4), a Orquestra Ladies Ensemble, formada só por mulheres, faz um concerto gratuito no Teatro Municipal Rachel Costa, às 20h. Serão apresentadas obras de Johann Sebastian Bach e os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla até o dia do evento.

Com direção artística e musical de Fabiola Bach Akel, regência de Roberto Ramos e participações dos solistas convidados Talita Capra (oboé) e Lucas Nery (contratenor), o grupo executa obras fundamentais do compositor barroco em um concerto didático com comentários da educadora musical Clarice Miranda.

A apresentação faz parte da série Bravíssimo Concertos, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da COPEL, Lar, BRDE, Elejor, Compagás, Fertipar, Grupo Barigui, Instituto Cultural Vale, Peróxidos Brasil. Realizado pela Unicultura com apoio do Auditório Regina Casillo e produção da Trento Comunicação Integrada.

A diretora artística, que tem o mesmo sobrenome do compositor, conta que é da família Bach. “Revisitar a obra do gênio alemão tem importância especial para mim. Sou da família, então é como mexer com as minhas raízes”, conta Fabiola.

Concerto musical será realizado no Teatro Rachel Costa, na sext (4). Foto: divulgação


Repertório


Foram escolhidas para o programa três grandes obras de Johann Sebastian Bach (1685–1750), considerado um dos maiores compositores de todos os tempos. Originalmente escrito para orquestra e cravo, o ‘Concerto N.º 5 em Fá Menor BWV 1056’ será apresentado pela Ladies Ensemble com a pianista Priscila Malanski. A obra foi apresentada em 1738 tendo o próprio compositor como solista, lembra Clarice Miranda. “É um dos mais famosos concertos de Johann Sebastian Bach e um dos seus preferidos”, diz.

Um dos convidados, o contralto Lucas Nery une-se à orquestra para a apresentação da ária ‘Erbarme dich’, do oratório ‘Paixão segundo Mateus BWV 244’. Considerada uma obra prima da música sacra, a obra é inspirada em trechos do Evangelho Segundo Mateus. “Essa ária é um exemplo perfeito da beleza musical em estado puro, o que fez com que se descolasse da ‘Paixão’ e entrasse para o repertório de vários cantores ao longo dos tempos”, explica Miranda.

Completa o programa o concerto para violino e oboé em dó menor ‘BWV 1060’, que contará com solos da oboísta convidada Talita Capra e da violinista Juliane Weingartner. Para a educadora musical Clarice Miranda, uma das marcas da obra é a relação exemplar entre as partes da orquestra e dos solistas engendrada pelo compositor. “As formas sutil e magistral com que os instrumentos solos se misturam com a orquestra marcam essa obra como uma das mais maduras dos anos de Johann Sebastian Bach”, analisa.

Por Luiza Rampelotti, com informações das Assessorias de Imprensa