Novo boletim epidemiológico aponta 250 casos de pessoas que contraíram dengue no município


Por Redação JB Litoral Publicado 09/12/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h17

O número de pessoas acometidas com a dengue em Paranaguá já chega a 250. Os agentes de endemias continuam espalhados pelos bairros da cidade, principalmente aqueles que têm o maior número de focos, dentre eles a Ponta do Caju.

O município, através da secretaria municipal de Saúde (Semsa) segue o trabalho de orientação e vistorias nas residências em toda a cidade com os 55 agentes de endemia. Todo o controle para diminuir o número de criadouros vem sendo feito, mesmo após o grande Mutirão que percorreu todo o município, juntamente com voluntários de todas as secretarias municipais, empresas, estado e Capitania dos Portos.[tabelas]A secretária municipal de Saúde Sandra Luiza Machado pede que a população continue colaborando e cuidando efetivamente de seu quintal. “A situação é difícil no nosso município e pedimos que a comunidade continue a fazer sua parte. Limpem seu terreno, não deixem nenhum tipo de objeto com água parada, não acumulem lixo e permitam sempre a entrada dos agentes de endemias e suas residências”.

A Semsa através do equipamento droner, uma espécie de robô que sobrevoa, fotografa e filma, identificou pontos onde há focos do mosquito e também está trabalhando em locais já pré- indicados. “Estamos usando da tecnologia e estamos nos empenhando totalmente para diminuir os focos do mosquito”. Ressaltou Sandra.

O prefeito Edison Kersten pede a colaboração da comunidade. “Precisamos reduzir o número de casos, assim como os criadouros do mosquito com urgência. Já estamos chegando ao período de muito calor, onde há um predomínio maior para o aedes egypti que prefere o calor para se proliferar. Pedimos a colaboração de todos para que possamos eliminar a dengue de nossa cidade”.