Novo furto: ladrões levam o restante dos televisores, carne e botijão de gás


Por Redação JB Litoral Publicado 31/07/2015 às 12h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h59

A escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Dr. Aníbal Ribeiro Filho, no bairro do Parque Agari, em Paranaguá, contraria a teoria policial que o bandido nunca volta ao local do crime. Uma semana após o misterioso e ousado furto de seis televisores de 42 polegadas, que estavam dentro de grades com cadeados, um novo furto ocorreu na madrugada de quarta-feira (22) na escola, desta vez, na folga do vigia. 

De acordo com pais de alunos que estiveram reunidos com o vereador Adalberto Araujo (PSB), na última quarta-feira (22), outros dois aparelhos foram furtados, mais um botijão de gás, um carrinho de supermercado e carnes e outros produtos estocados. Segundo os moradores do bairro, os meliantes parecem conhecer a rotina, as escalas e folgas do vigilante. Os marginais tiveram tempo à vontade para agir, porque deu para arrombarem a porta e ainda romperem as grades que protegiam os televisores”, disse um dos pais, que preferiu não se identificar. O JB teve acesso a outras informações e até mesmo um aparelho de pressão arterial foi subtraído, que pertencia a uma funcionária da Risotolândia.

Da mesma forma que na semana passada, para furtar os televisores os marginais tiveram que arrombar os cadeados das grades onde os aparelhos ficavam nas salas de aula.

Questionada sobre o furto, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) confirmou apenas o furto dos dois televisores, nada mais. Disse ainda que era o dia de folga do vigia e que foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O.), bem como um FAOC. Todavia, questionada sobre quantos e quais foram os registros feitos em relação a furtos ocorridos na escola, na gestão da atual diretora Josiane Ribeiro, a Semedi disse que já “foram necessários dois registros de furtos na delegacia”, algo que não confere com o que apurou o JB junto a 1ª Subdivisão Policial. De acordo com os arquivos, este é o terceiro B.O. registrado. O primeiro foi feito pela própria diretora Josiane Ribeiro no dia 19 de fevereiro, ás 11hs05, comunicado através da internet. Nele, a diretora registrou o furto de uma panela de pressão, 15 quilos de carne da merenda escolar, 10 torneiras e todas as lâmpadas do refeitório.

Providências e monitoramento

Ainda de acordo com a direção, após prestar informações registradas na Ficha de Atendimento de Ocorrência n.° 1026, junto à Guarda Civil Municipal e Boletim de Ocorrência n°2015/762460, junto à Subdivisão Policial de Paranaguá, a Semedi foi notificada sobre o ocorrido. Por sua vez, tão logo a secretaria foi informada, orientou a direção da escola sobre os procedimentos a serem tomados, informando ao Departamento de Manutenção Civil sobre a necessidade dos reparos.

Por sua vez, o vereador Adalberto adiantou que irá formular indicações e irá entregar cópias pessoalmente nas secretarias municipais competentes, para que ampliem a vigilância nas escolas e unidades básicas de saúde do município. O que não podemos permitir é a reincidência desses episódios e a administração continuar simplesmente assistindo ao dinheiro do contribuinte ir pelo ralo”, comentou o vereador.Na semana passada durante a programação da Rádio Terra Nativa.

Da mesma forma, a prefeitura estuda a implantação do sistema de vídeo monitoramento na cidade em locais públicos de grande movimentação e, também, nas escolas da rede municipal de ensino, o que deve resolver esta situação na escola Anibal Ribeiro Filho. O prefeito Kersten e os secretários Cícero Fernandes (Segurança) e Hilda Werner (Educação) participaram de uma reunião no dia 8 na prefeitura de Pinhais, para conhecer um sistema que vem garantindo a segurança naquela cidade.