NOVO PROTESTO – Após cobrança do JB, vereador convoca Rumo/ALL para dar explicações na Câmara


Por Redação JB Litoral Publicado 29/11/2015 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h08

Após tomar conhecimento da reportagem do JB sobre a denúncia feita pelo vereador Adriano Ramos (REDE), que apresentou requerimento cobrando da empresa Rumo/ALL a manutenção, limpeza e roçada das marginais da malha ferroviária, na sessão de quinta-feira (21) foi a vez do vereador Waldir Leite (PSC) aprovar requerimento convidando Anderson Ricardo de Almeida para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Paranaguá. 

A indignação do vereador se deve ao problema crônico das manobras realizadas na entrada do pátio da empresa, localizada no Km 05 e que fecha completamente o trânsito na Rua Ford, no bairro do Emboguaçu. Além disso, o vereador reforça a cobrança feita pelo colega de bancada, Adriano Ramos, sobre a limpeza de resíduos de produtos que caem dos vagões, gerando forte mau cheio e proliferação de ratos, assim como a roçada nas marginais, aonde o mato chega a tomar conta da pista de rolamento de vias públicas, como a Tufi Maron e a Avenida José da Costa Leite.

O vereador quer que o representante da Rumo/ALL esclareça assuntos, como a periodicidade da limpeza e conservação das vias, horários de manobras e qual o número de composições utilizadas. De acordo com Waldir Leite, o pedido se deve em razão dos inúmeros questionamentos feitos por empresários e moradores ao longo dos anos em seu gabinete. [tabelas]O vereador destacou o fato de a empresa ignorar as cobranças de vereadores, empresários e da imprensa sem dar a necessária contrapartida de responsabilidade social para cidade, levando em conta o lucro que a concessão da malha ferroviária lhe proporciona. Waldir Leite ressaltou que já existe a intenção dos moradores e comerciantes da região em investir numa medida mais drástica para que a empresa ouça e procure atender os reclames da população. O vereador não descartou a possiblidade de um movimento de protesto e paralisação do tráfego de trens e vagões no acesso principal ao pátio da empresa, na Rua Ford. Ele destacou o fato dos moradores da região serem árduos defensores de seus direitos, fazendo alusão à reabertura do acesso fechado pelo DNIT na BR-277 e que permanecerá aberto até a construção de uma rotatória no local. O requerimento foi aprovado por unanimidade, entretanto, por se tratar de um convite, o representante da empresa não é obrigado a comparecer na Câmara Municipal.