“O maior desafio é manter a conscientização” afirma trabalhador da saúde do Porto


Por Marinna Prota Publicado 07/05/2021 às 22h23 Atualizado 16/02/2024 às 01h30

`Marinna Protasiewytch com informações da Assessoria de Imprensa OGMO Paranaguá (P+G)

Mais de um ano após o início da pandemia de Covid-19 e as medidas de combate ao vírus são cada vez mais intensificadas no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Apesar do início das imunizações, ainda há a necessidade do cumprimento dos protocolos sanitários, principalmente no local que gera a movimentação de mais de 5 mil trabalhadores todos os dias.

A equipe médica exclusiva para casos suspeitos de Covid-19 do OGMO Paranaguá, em parceira com o Porto, realiza abordagens aos TPAs, entrevistas (causas, sintomas e cuidados) e testagem rápida por amostragem na entrada do Porto de Paranaguá.

“Graças a essas medidas, conseguimos manter a produção do porto e quebrar recordes em meio à pandemia. Isso se deve à confiança do trabalhador de estar protegido, atuando em um ambiente seguro. O maior desafio é manter a conscientização do trabalhador quanto ao resguardo de sua saúde, seus colegas e seus familiares”, ressalta explica Eriberto Westphalen, médico do trabalho da OGMO Paranaguá.

No início e fim dos turnos, trabalhadores passam por aferição de temperatura, respondem a um questionário sobre Covid-19 e realizam um teste rápido, com coleta de gotas de sangue de um dos dedos para indicar se está ou esteve recentemente infectado.

Eventuais resultados positivos são posteriormente confirmados pelo teste sorológico PCR-RT, com coleta das secreções respiratórias. “Com isso, o trabalhador é bloqueado para acesso ao porto, encaminhado para tratamento adequado e monitorado, assim como os trabalhadores com quem ele teve contato direto. O efeito em casos positivos vem sendo muito bom e o novo sistema está funcionando de maneira bastante dinâmica”, explica Westphalen.

Até o momento, a equipe médica do órgão realizou 477 testes rápidos, com 34 resultados positivos confirmados por PCR. Desde o início da pandemia de Covid-19, o OGMO Paranaguá registrou entre os trabalhadores 129 casos confirmados, com 120 recuperados, cinco em tratamento e quatro óbitos. Além disso, 72 suspeitas de casos foram descartadas e mais cinco estão, atualmente, em investigação.