Obras da Sanepar mal finalizadas causam estragos em asfalto do bairro Vila das Palmeiras


Por Redação JB Litoral Publicado 14/07/2015 às 18h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h41

No dia 26 de junho, em sessão ordinária da Câmara de Morretes, o vereador Luciano Cardoso (DEM) protocolou a Indicação N° 83/2015, onde pede que a gestão do prefeito Hélder Teófilo dos Santos (PSDB) cobre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para que realize limpeza na Rua Adalberto Latuf, no bairro Vila das Palmeiras, onde realizou obras no sistema de esgoto, porém deixou buracos, assim como restos de materiais no local. As obras foram realizadas através de empresa terceirizada conhecida como Nato Construções e Participações Ltda., que é parceira da Sanepar, e quem deve controlar a realização do processo.

De acordo com Luciano Cardoso, o Bairro Vila das Palmeiras, onde os problemas estão situados, é o local onde ele mesmo reside, fato que o faz observar o problema diariamente e ser cobrado pela população. Segundo o vereador, logo na entrada do bairro, local onde a empresa Nato atuou junto à Sanepar, é possível observar a ausência de limpeza, bem como buracos e restos de materiais jogados, algo que demonstra que a empresa nem mesmo realizou a limpeza do local após a conclusão de reformulações no sistema de esgoto. Há munícipes realizando alguns comentários, e até mesmo brincando com este vereador, pois a sua casa localiza-se em frente da citada obra que fora realizada, ou seja, em frente dos buracos e sujeira deixados pela empresa”, explica, completando com a observação da fala de um cidadão, que teria afirmado que Cardoso nem arrumava os buracos em frente da sua casa e mesmo assim queria ser vereador. “É minha responsabilidade cobrar da empresa Nato, haja vista que a mesma deixou um grande rastro para trás, sendo que, até mesmo, derrubaram as cercas de dois terrenos para que pudessem realizar os serviços, porém, após a conclusão dos mesmos, não reconstruiu o que fora derrubado. Duas cidadãs foram injustamente oneradas diante desta situação”, afirma.

Esclarecimentos da Sanepar

O vereador pede que a presidência da Câmara envie ofício à empresa Nato e à Sanepar de forma imediata, para que façam esclarecimentos quanto aos serviços mal finalizados, afirmando que no último mês o presidente da Casa, Júlio César Cassilha (PPS), junto ao prefeito, participou de reunião com a empresa, algo que traz a necessidade de que os mesmos repassem o teor das conversas feitas para que se deem respostas aos moradores.
O vereador Lucídio Lopes de Araújo Netto (PDT), que é 2º secretário e membro da mesa diretora, sugeriu que Cardoso enviasse ofício diretamente ao prefeito Hélder para que sua gestão fiscalize a atuação da empresa Nato no município, visto que, segundo ele, há inúmeras reclamações dos morretenses quanto às más finalizações das obras da Sanepar em diversas localidades. Luciano Cardoso complementou afirmando que o problema é diariamente enxergado por ele, visto o enorme buraco presente há mais de um mês em frente à sua casa, “herança” das obras da empresa, que foi também constatado pelos vereadores Airton Tomazi (PSC), Elói Nogueira (PSDB) e por Lucídio. “Escutei comentários de que a Vila das Palmeiras tinha três vereadores, porém caso os mesmos fossem colocados dentro de um saco, este seria perdido. Muitos municípios pensam que vereador é eleito para coisas do tipo tapar buraco de ruas”, critica, relembrando que a função do vereador é legislar e indicar problemas ao Executivo, mais que o mesmo não pode realizar obras diretamente.

Prazo de 15 dias para a limpeza

O presidente da Câmara, Júlio César Cassilha (PPS), afirmou que no último mês participou de reunião junto à Sanepar com o prefeito Hélder, oportunidade onde foi cobrada da empresa justamente a situação das localidades onde a empresa Nato estava realizando as manutenções. “Foi exposto na referida reunião que a empresa NATO tem de dez a quinze dias para realizar a limpeza dos locais que ocorreram as obras”, afirma, ressaltando que uma reunião será feita com a empresa junto à Secretaria de Obras, sendo aberta a participação de todos os vereadores.