Oficina de grafitagem inicia 2ª Festa Literária de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 24/09/2015 às 12h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h56

Quinze pessoas entre jovens, adultos e até um portador de necessidade especial, participaram da primeira aula da oficina de grafitagem iniciada nesta quarta-feira (23), no Sesc de Paranaguá.

A oficina faz parte da 2ª Festa Literária de Paranaguá que começa na próxima semana. “Trata-se da pré-semana literária com o artista Cláudio Celestino Dimas, de Curitiba. Ele vai ensinar esta arte e, juntos com os alunos, eles irão grafitar poemas da poetisa Alice Ruiz em muros da cidade”, destacou a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Maria Angélica Lobo Leomil.

Para Marcela Bettega, técnica de atividades e cultura do Sesc Paranaguá, a parceria dá oportunidade para que as pessoas interessadas conheçam as técnicas da grafitagem e insira a programação, também, na 34ª Semana Literária promovida pelo Sesc.

Para a promoção desta atividade foram garantidos espaços para grafitagem. Foram definidos os muros do Colégio Estadual José Bonifácio, Associação de Moradores da Ilha dos Valadares (AMIV), Lar dos Meninos, Lar das Meninas, Escola Municipal Eva Cavani e Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa.

“A primeira edição da Flipa foi um sucesso com a presença de pessoas de renome nacional. A segunda edição deve superar ainda mais as expectativas”, destacou o prefeito Edison Kersten sobre o assunto.

Artista
O grafiteiro Cláudio Celestino Dimas, artista de Curitiba, também é designer de produtos e permanece em Paranaguá até o próximo sábado repassando informações e ensinando as técnicas nos muros de Paranaguá.

“Não é uma arte fácil. Como as demais requer muito treino e muita técnica”, disse Dimas. Para ele arte pública é importante para contribuir até com intervenções urbanísticas.

Dimas fez sua primeira exposição 2002, com um grupo de artistas. Participou de três bienais e exposição no Oscar Niemeyer.

O aluno da Escola Municipal Eva Cavani, Cristiano Lima, disse que é grande a expectativa do aprendizado. Ele teve um derrame cerebral afetando a capacidade de movimento da mão direita. “Quero ingressar no mercado de trabalho. Já faço desenho em papel e outros materiais, mas nunca fiz na parede”, disse. Serão duas aulas por dia até o próximo sábado.

A Flipa acontece na próxima semana, no pátio da Prefeitura de Paranaguá.