ONG Amigos Protetores precisa de ajuda para não encerrar atividades
Na última quinta-feira (24), através de comunicado oficial, o presidente da ONG Amigos Protetores, Gael Antunes, alertou quanto à situação financeira preocupante da entidade, pedindo ajuda de todos os cidadãos para que a organização não tenha que encerrar suas atividades. A “Amigos Protetores” atua há mais de quatro anos no litoral paranaense, engajada na luta contínua em prol dos direitos dos animais, contando com milhares de simpatizantes na região. Apesar de sua importância, o presidente afirma que o poder público não apoia a entidade com recursos, algo que pesou para o caos financeiro atual.
“Informamos que não há alternativa diante da situação vivida pela entidade, que possui uma dívida de mais de R$ 10 mil em estabelecimentos comerciais, medicamentos, procedimentos veterinários de emergência, cirurgias de castração, alimentação, etc.”, explica o presidente, demonstrando que as dívidas podem fazer com que a ONG feche as portas e que não mais realize seus trabalhos voluntários em prol dos animais do litoral. A ONG até hoje não possui apoio dos órgãos públicos, em que pese ter sido agraciada com o título de Interesse Público. Entre tantos outros motivos, a entidade fecha suas portas afirmando não ser mais possível realizar o trabalho de maneira correta, mesmo com a ajuda da comunidade”, explica o comunicado feito por Gael.
“Sempre que possível resgatamos animais abandonados, atropelados e vítimas de maus tratos, mas para isso dependemos de lares temporários, pois não possuímos abrigo. Esses animais são tratados e as fêmeas (principalmente) com idade apropriada são castradas. Esses animais são doados através de nossa página no Facebook e nas feirinhas que fazemos esporadicamente nas imediações do Aeroparque e na sede do Moto Clube Robalos Rebeldes, mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade”, afirma a entidade em nota oficial em seu perfil, ressaltando que ainda colaboram com animais pertencentes a pessoas de baixa renda, realizando castração, transporte e atendimento, “minimizando assim o problema de abandono de filhotes, animais doentes e velhos, fêmeas prenhas ou com filhotes”, informa a nota.
Cobrando uma ação maior da Prefeitura quanto aos animais no município, a ONG ressalta também que luta para a implantação do “castra-móvel” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que iria atender os animais de “pessoas de baixa renda e das ilhas que não tem condição de transportar seus gatos e cachorros para que eles possam ser atendidos, resolvendo assim com mais eficácia o problema dos abandonos, que está crescendo vertiginosamente a cada dia que passa”, esclarece a ONG, pedindo para que a população pressione quanto a melhorias nos direitos dos animais na Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 3420-6005 e 3420-6010.
“Nosso trabalho tem sido árduo, estressante e deprimente, pois não estamos conseguindo alcançar nosso objetivo apesar de tanta luta”, informa a ONG em nota, afirmando que “encerra suas atividades, mas grita com todas as forças para que todos que amam os animais como nós se manifestem e cobrem das autoridades tudo o que nos não conseguimos fazer”, finaliza.
Câmara repercute problema da entidade
A situação foi levada a público no plenário da Câmara Municipal na última quinta-feira (24), pelo vereador Adalberto Araújo, que cobrou providências da Prefeitura Municipal, afirmando que irá intermediar junto a empresas e instituições, formas de cooperação financeira para que a ONG não feche as portas definitivamente. “Precisamos reverter essa situação, o trabalho voluntário da Amigos Protetores precisa de apoio e de valorização de todos nós”, ressaltou. O legislador foi autor também, em 2014, de um projeto de decreto legislativo que concedeu título de honra ao mérito à Associação Amigos Protetores.
Trabalho contínuo em prol dos animais
Nos seus quatro anos de atuação, a ONG Amigos Protetores atuou firmemente em prol dos direitos dos animais, realizando resgate de mais de 1200 gatos e cachorros, bem como castração de 600 espécimes em parceria com clínicas e veterinários entre 2012 e 2014. Dezenas de campanhas de adoção, conscientização e castração foram feitas desde que a entidade foi criada, inclusive com vacinação feita em parceria com o Instituto Fernando Ibãnez em Paranaguá e Matinhos, onde 700 animais foram beneficiados. Além de toneladas de ração arrecadadas para alimentar as centenas de cachorros e gatos salvos, com encaminhamento para lares temporários e acumuladores, a ONG realizou a campanha “Eu freio para os animais”, que ganhou grande adesão na região, com foco na campanha de conscientização e educação no trânsito. [tabelas]
SERVIÇO
Quem quiser colaborar com a ONG Amigos Protetores, pode fazer a sua doação para Caixa Econômica Federal, pela agência: 3293, Operação: 003, Conta: 1643-5, CNPJ: 18.585.493/0001-34, Favorecido: Associação Amigos Protetores. Maiores informações podem ser obtidas no site da ONG ou no perfil do presidente da entidade, Gael Antunes, pelos links abaixo:
http://www.amigosprotetores.com.br/
https://www.facebook.cel.antunesom/ga