Ônibus da Ilha dos Valadares deve começar a circular no dia 6 de agosto


Por Redação JB Litoral Publicado 30/07/2015 às 14h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h55

Pela primeira vez em sua história, os mais de 25 mil moradores da Ilha dos Valadares terão linha do transporte de ônibus coletivo. A nova linha já tem data para começar a funcionar: dia 6 de agosto, quinta-feira. O prefeito Edison Kersten anunciou a data na manhã de hoje (28), quando realizou a segunda viagem experimental pela Ilha.

O ônibus da Ilha dos Valadares percorrerá uma extensão de seis quilômetros, com um total de 15 paradas, passando pelos três principais bairros da localidade: Itiberê, Vila Bela e Sete de Setembro. O ponto principal será na Praça Cyro Abalem, onde já se encontra instalado um dos novos pontos de ônibus comprados nesta Administração.

No primeiro momento, o itinerário deve seguir toda a extensão da Rua 28- a principal da Ilha -, usando pequenos trechos das vias 2 e 112 (ver mapa) para acessar a Praça Ciro Abalém. A população deve ficar atenta, pois o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) informa que haverá mudança de sentido de direção nas ruas 2 e 112, nos trechos mais próximos à Praça Ciro Abalem. Agentes de trânsito estarão orientando os motoristas nos primeiros dias. Quem infringir as novas regras de trânsito poderá ser multado.

O Estudo de Viabilidade Física e Impacto Socioeconômico que definiu o itinerário foi feito pela chefia do Departamento de Sinalização do Demutran, Clodoaldo Leandro.

As placas de orientação aos motoristas já estão sendo colocadas. Vale ressaltar que a velocidade máxima permitida nos trechos é de 30 km/h.
O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, pede “prudência e cuidado nos primeiros dias de funcionamento da linha. As mudanças exigirão cooperação de todos os usuários da via”, salientou.

Há a intenção, por parte da Prefeitura, de ampliar as ruas de circulação da linha. Antes, porém, algumas vias terão de passar por intervenções para que tenham condições de receber o fluxo de veículos maiores.

UMA SÓ TARIFA

O prefeito Edison Kersten anunciou a integração da tarifa entre a linha do Valadares e o continente. Na prática, isso significa que o usuário pode pegar o ônibus no Sete de Setembro, por exemplo, desembarcar na Praça Ciro Abalem, atravessar a Passarela e tomar outro ônibus no Terminal, na Rodoviária ou em qualquer outro ponto pagando a mesma tarifa.

“O que estamos fazendo hoje é um ato de coragem. Desde a década de 90 a população reivindica um ônibus que atenda aos moradores”, disse o prefeito Edison Kersten. “Tivemos todo o cuidado para implantar essa linha com segurança e conforto aos passageiros. Lembrando que fizemos questão de assegurar a integração da tarifa com o restante do continente, o que é uma conquista para a nossa cidade”, salientou.

O preço da passagem deve ser o mesmo praticado no continente, com vantagem da Integração.

Segundo o diretor administrativo da Viação Rocio, Ângelo Gulin, a empresa concessionária do transporte coletivo, caso a linha tenha boa aceitação e uso da população, está prevista a compra de um micro-ônibus para operar na região. “Hoje estamos com um carro intermediário, que mede 11 metros de comprimento. O nosso carro normal mede 13 metros e o micro mede 9 metros”, explicou.

O secretário municipal da Ilha dos Valadares, Maurício Assunção, comentou a boa repercussão que a notícia do ônibus vem causado na comunidade. “A comunidade está ansiosa e percebendo que a Administração vem executando melhorias na Ilha. O transporte coletivo dá mais condições e qualidade de vida para essa população, que muitas vezes tem de trafegar entre os extremos da Ilha”, salientou.

Os horários da linha serão divulgados no primeiro dia de circulação.