Paraná recebe mais 360 mil vacinas da CoronaVac; Litoral vacinou maioria do público-alvo


Por Publicado 17/09/2021 às 21h09 Atualizado 16/02/2024 às 13h42

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira (17) o envio de mais 363.800 doses de CoronaVac ao Paraná. Os imunizantes estão previstos para chegarem em dois lotes, um às 12h55 e outro às 13h55 no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. As doses são destinadas à primeira (D1) e à segunda (D2) doses.

As vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passarão por conferência e armazenamento até que sejam descentralizadas para as Regionais de Saúde. Após o recebimento, a Secretaria de Saúde (SESA) deve fazer a divisão entre as Regionais de Saúde. O litoral recebe neste final de semana mais 6.750 vacinas dos imunizantes CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.

Um Levantamento do JB Litoral aponta que as cidades do litoral estão em ritmo muito avançado de vacinação, com Pontal do Paraná apresentando 99% de primeiras doses ou dose única aplicadas. Matinhos já tem 94% dos moradores imunizados com, ao menos, uma aplicação. Guaratuba aparece em terceiro dos mais vacinadores do litoral com 81% de pessoas que tomaram uma dose ou a vacina em apenas uma aplicação. Morretes está com a marca de imunizados em 77% com uma dose ou a vacina da Janssen. Antonina vem na sequência com 76% da população com ao menos uma dose no braço dos moradores. Paranaguá está bem próximo com 76% de vacinados no município parcialmente ou dose única. E Guaraqueçaba aparece por último com 73% de vacinados parciais já que lá não foi aplicado vacinas da Janssen.

As informações foram retiradas do Ranking da Vacinação Contra a Covid-19 no Paraná, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os índices são considerados a partir da população total do município de acordo com a expectativa populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. Por isso, dados como o de Guaraqueçaba parecem não andar, mas se levado em conta apenas o público autorizado a tomar vacina em um primeiro momento (pessoas acima de 18 anos), a cidade já atinge o índice de 97% de imunizados.