Paranaguá 2023: foco na Saúde, grandes obras sendo realizadas e a cidade aberta ao Turismo


Por Flávia Barros Publicado 24/12/2023 às 16h21 Atualizado 19/02/2024 às 08h47
marcelo roque

Várias frentes de trabalho com a cidade, em todas as regiões e setores, sempre com alguma obra em andamento. Assim foi o ano de 2023 em Paranaguá. O JB Litoral conversou com o prefeito Marcelo Roque (PSD), que finaliza o penúltimo ano do seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal. Na entrevista exclusiva, Roque detalha o que vem sendo feito nas principais áreas de interesse da população e o que os parnanguaras podem esperar de 2024.

JB Litoral – Prefeito, quais os destaques na área da Saúde, principais investimentos, projetos e obras?

Marcelo Roque – Estamos investindo na saúde do nosso povo, cuidando dos locais onde são feitos os atendimentos. Já construímos os postos do Porto Seguro, Leblon e Ilha dos Valadares, mais o posto de Encantadas na Ilha do Mel e outra unidade na Ilha da Cotinga; e reformamos e ampliamos os postos da Vila Guarani e do Santos Dumont. Também investimos pesado em Alexandra, e assinamos nova ordem de serviço para reformar e ampliar a Unidade Básica de Saúde do Jardim Iguaçu.

Valorizamos nossos profissionais com a entrega de espaços novos e com boas condições de trabalho, além de buscarmos sempre pela valorização salarial.

Trouxemos a Unidade do Erasto Gaertner para Paranaguá e começamos o atendimento de telepediatria numa parceria inovadora dom o Hospital Pequeno Príncipe.

E, recentemente, mudamos o gabinete para a UPA, estrutura, aliás, que refizemos por completo. É uma nova UPA e estamos acompanhando de perto os bons resultados que toda a equipe está preparada para oferecer.

JB Litoral – Em relação às demais obras na cidade, grandes realizações em infraestrutura, o que o senhor classifica como maiores destaques?

Marcelo Roque – Com certeza, mexer na ponte que dá acesso ao maior bairro de Paranaguá é um projeto ousado. Mas queremos oferecer o melhor, então acredito que esta já está sendo uma grande obra da atual administração.

Também resolvemos arregaçar as mangas e colocar o dedo em outra ferida que há muito tempo precisava de uma intervenção, que é a recuperação total da Avenida Atílio Fontana, onde estamos investindo R$ 63 milhões. Aquela via é importantíssima para nossa cidade e estamos trabalhando para fazer dela um eixo de transporte e desenvolvimento.

Fizemos mais de 150 km de pavimentação em diferentes bairros da cidade, beneficiando milhares de cidadãos.

E reinauguramos a Praça de Eventos Mário Roque, mais um grande investimento, um espaço de lazer e estratégico, inclusive para o turismo.


JB Litoral – Sobre o Turismo, Paranaguá também vem apostando e investindo bastante na área. Como avalia o potencial da cidade nesse setor e quais foram os principais incentivos e realizações?

Marcelo Roque – Sem dúvida alguma a vinda dos navios de passageiros marca o turismo da nossa cidade em todos os tempos. Não estou falando apenas desta administração, mas da história do turismo em Paranaguá. Nos tornamos rota de cruzeiros marítimos e isso causará um impacto cada vez maior na economia local, na nossa geração de renda e de emprego. Todos os segmentos envolvidos no turismo, como a rede hoteleira, de gastronomia, de serviços e de negócios, assim como os comerciantes, já visualizam o crescimento deste setor. Para se ter uma ideia, muitos empresários estão atentos no investimento dos seus funcionários para aprenderem uma segunda língua e assim estarem preparados para atender a estes turistas.

Realizamos grandes eventos que têm ligação direta com o turismo, mesmo sendo esportivos. Por exemplo, a realização da Copa do Mundo de Futsal. Jovens atletas de vários países conhecendo nossa cidade, circulando pelos pontos turísticos e consumindo da nossa gastronomia, nossa cultura e nosso artesanato.

Participaram 15 equipes nacionais e internacionais. E recebemos também o Mundial Feminino de Futsal. E toda essa movimentação faz girar nosso comércio e nossa renda local.

JB Litoral – Último ano do seu segundo mandato: quais as marcas da gestão Marcelo Roque? As principais obras, as que foram promessas de campanha e cumpridas, e as que surgiram ao longo da caminhada e foram executadas?

Marcelo Roque – Muitos lembram de como estava o antigo Centro Municipal de Especialidades, quando assumimos a gestão. Abandonado, uma obra parada bem no centro da cidade. Essa foi uma das obras que estavam paradas e que resolvemos. Fizemos isso com o Mega Rocio, com a Escola Costa e Silva e até com a Estação Ferroviária. Investimos na saúde, também com reformas e a construção de uma nova UPA, e quem passar pela Baduca vai ver a obra sendo realizada também. Reformamos e ampliamos escolas. Além disso, entregamos mais salas de aula, as quais garantimos para nossas crianças.