Paranaguá Saneamento inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Cominese


Por Redação JB Litoral Publicado 04/12/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 06h00
paranagua-saneamento-inaugura-estacao-de-tratamento-de-esgoto-cominese

A Paranaguá Saneamento inaugurou, nesta terça-feira (4/12), a primeira fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cominese, localizada no bairro Porto Seguro, em Paranaguá. O novo sistema beneficia cerca de 40 mil moradores de 18 bairros e coloca a cidade entre as mais saneadas do Brasil: 90% do seu esgoto passa a ser coletado e tratado. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), a média nacional é de 42%.

A solenidade contou com a presença do presidente da Iguá, Gustavo Guimarães; do diretor de operações da Iguá, Péricles Weber; do diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo; do diretor de operações da Paranaguá Saneamento, Antonio Hercules Neto; da presidente do Instituto Iguá, Renata Moraes, dos vereadores Nagel, Nilo Monteiro, Waldir Leite, Carlos Fangueiro e Gilson Marcondes; do diretor de investimentos da Sanepar, representando a governadora do estado do Paraná Cida Borghetti, João Martinho Cleto Reis Junior; das promotoras do Ministério Público, Dra. Mariana Andreola de Carvalho Silva e Dra.Camila Adami Martins; de lideranças setoriais como o presidente do Sindilojas, Said Khaled Omar, representando o presidente da Fecomercio Darci Piana; do presidente da Sociedade Libanesa, Gassan Bhay, da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomercio, Nancyara Lima, dos colaboradores da companhia e profissionais de imprensa.

O sistema Cominese é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 22 Estações Elevatórias, 120 km de redes coletoras e um emissário (tubulação que transporta o efluente tratado até uma ponte de descarte no rio) com 2 km de extensão. O diferencial desse projeto é o processo europeu de filtro biológico, que tem capacidade para diminuir a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido do que os sistemas convencionais e ajuda a reduzir a emissão de odores no tratamento do esgoto.

“O material recebido e tratado aqui será devolvido à natureza com elevado padrão de qualidade, atendendo integralmente as normativas do saneamento básico vigentes no Brasil”, destacou Luis Afonso Bazzo, diretor-geral da Paranaguá Saneamento. O executivo lembrou ainda que, em muitos casos, o processo de tratamento nas ETEs é tão eficiente que o efluente devolvido ao meio ambiente, não raro, tem qualidade melhor que a da água captada em alguns rios que já estão em estágio de degradação.

Durante a cerimônia, o líder do governo na Câmara Municipal de Vereadores de Paranaguá, Nilo Monteiro, enfatizou a importância da atuação do poder público. “Tenho a função de fiscalizar o contrato e buscar que todas as diretrizes de investimentos no município atendam aos anseios da população, com transparência, em consonância com a fiscalização da Câmara e a anuência do município”.

“A ETE Cominese é a comprovação que a Iguá cumpre com rigor os seus contratos e aditivos. Nosso compromisso, em todas as 25 cidades onde atuamos, extrapola a entrega de um serviço de qualidade. Estamos comprometidos com o futuro dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável dos municípios. O resultado do nosso trabalho traz impactos positivos do ponto de vista social, econômico e ambiental para milhares de pessoas. Por isso, antecipar a entrega de Cominese é um marco tão importante para nós”, garantiu Gustavo Guimarães, presidente da Iguá Saneamento.

A obra beneficia os bairros: Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Vila Divinéia, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Jardim Ouro Fino, Colônia Santa Rita, Vila do Povo, Jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança, Vale do Sol, Porto Seguro, Vila São Carlos, Vila São Jorge, Labra e Embocuí.

O trabalho do saneamento é permanente e acontece em silêncio. É importante que todos saibam o valor que tem o tratamento de esgoto, que significa também a dignidade da população, afirmou o diretor de investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior.

Entrega antecipada

A construção da ETE Cominese, iniciada em junho, teve sua data de conclusão antecipada em dezoito meses. A entrega da obra completa, ainda em 2018, foi possível graças à adoção de um método de construção modular, que diminuiu o tempo de montagem do sistema. As estruturas em concreto e os equipamentos e tanques em aço-inox, todos pré-fabricados, foram transportados diretamente da fábrica para o local de montagem. A construção modular proporcionou agilidade na obra, com redução de resíduos de construção civil e desperdícios.

Nosso sincero muito obrigado a cada profissional da Paranaguá Saneamento que se dedicou, que ofereceu o seu melhor e que tornou possível a entrega do Sistema de Esgotamento Sanitário Cominese. O trabalho de nossa equipe é a forte evidência que a Paranaguá Saneamento cumpre os seus deveres com excelência, conclui Bazzo.

A partir da operação da ETE Cominese, a cidade de Paranaguá se aproxima do seleto grupo dos 20 municípios com melhor nível de atendimento urbano de esgoto do Brasil. De acordo com o Instituto Trata Brasil, compõem o grupo as cidades de Franca (SP), Cascavel (PR), Uberlândia (MG), Vitória da Conquista (BA), Maringá (PR), Limeira (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Campina Grande (PB), Santos (SP), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Petrolina (PE), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Mauá (SP).

“A Iguá tem o firme propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Como base desse pilar, temos a sustentabilidade socioambiental e, por isso, a importância da criação do Instituto Iguá, que tem como objetivo promover a ampliação do impacto social dessa atividade, através da educação para o desenvolvimento sustentável”, explicou a presidente do Instituto Iguá, Renata Moraes.

Sobre a Paranaguá Saneamento

A Paranaguá Saneamento atua, por meio de concessão, no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá. A empresa faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.