Parnanguara é a única pessoa com deficiência a participar de maratona em Pontal do Paraná


Por Gabriel Santos Publicado 21/02/2022 às 14h30 Atualizado 17/02/2024 às 02h26

Entre as várias atrações esportivas que ocorreram neste fim de semana no Litoral estava a Meia Maratona Ecológica de Pontal do Sul. A corrida da Sports 360 propôs aos participantes um contato direto com o bioma da Mata Atlântica. O evento teve parceria da prefeitura de Pontal do Paraná.

Dos caminhos de terra, areia, trilha e pavimento, os mais de 200 corredores estavam divididos nas provas de 21 KM, 6 KM e corrida infantil. Mas, um dos participantes chamou a atenção; o parnanguara, Jean Carlos Dias, que foi a única Pessoa Com Deficiência (PCD) a correr na competição. Ele se inscreveu na prova de 6 KM, na categoria masculino e conquistou o 11º lugar.

A técnica da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), Silmara França, comemorou o resultado. “As corridas de rua e maratonas não possuem categoria para pessoas com deficiência e o Jean foi muito bem. Ele está muito bem preparado e segue à risca a planilha de treino. Para nossa alegria, no domingo, ele fez sucesso na competição, pois era o único atleta com deficiência na disputa”, comenta.

Segunda a técnica, o corredor tem se destacado nos torneios que compete e já coleciona o recorde estadual e nacional, batidos nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, na prova dos 1500 metros. Jean é reconhecido entre nomes, como Vinicius Cabral – competidor da modalidade de petra – e Marcelo dos Santos – jogador de bocha paralímpica, como grandes atletas dos esportes voltados aos (PCD’s).

Inclusive, Marcelo dos Santos, integrante da equipe de paratletas da APP, que representou Paranaguá nos últimos Jogos Paralímpicos realizado em solo japonês. Já Vinicius ganhou o título internacional de petra no Mundial de Jovens de Paratletismo, sediado na Suíça, em 2019.